Descubra o Sarre: 7 destinos de excursões de tirar o fôlego!
Descubra o Saarschleife no Sarre: uma impressionante curva do rio com vistas espetaculares e inúmeras oportunidades de lazer.

Descubra o Sarre: 7 destinos de excursões de tirar o fôlego!
Sarre, um estado pitoresco no sudoeste da Alemanha, atrai mais de um milhão de turistas todos os anos. Esta região, que é o menor estado federal da Alemanha com uma área de 2.570 km², oferece uma variedade de atrações que agradam tanto aos amantes da natureza quanto aos aficionados por história. Conhecido pela sua rica cultura industrial e significado histórico, especialmente na área de mineração de carvão, o Sarre tem muito a oferecer.
Um destaque da região é o Circuito Saar perto de Orscholz, que é considerada a atração mais famosa. Da plataforma de observação Cloef, os visitantes desfrutam de vistas deslumbrantes da impressionante curva do rio. O caminho pelas copas das árvores, inaugurado em 2016, oferece uma experiência emocionante e tem uma entrada de 12,50 euros para adultos e 10,50 euros para crianças (6-14 anos); O acesso é gratuito para crianças menores de 6 anos.
Outras atrações em Sarre
O Polígono do Sarre em Ensdorf é outro destaque que abriu ao mesmo tempo que o caminho pelas copas das árvores. Com as suas torres de 30 metros de altura e 130 degraus, oferece uma vista fantástica sobre a zona envolvente – a entrada é gratuita.
O Cabana Völklinger, uma antiga siderúrgica, foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994 e agora serve como local para exposições e concertos. A entrada custa 17 euros, a entrada é gratuita às terças-feiras a partir das 16h00.
Um destino particularmente popular para famílias é o Parque Werner Freund Wolf em Merzig, onde a entrada é gratuita e são oferecidas palestras mensais. Várias famílias de lobos vivem aqui em espaçosos recintos exteriores, o que torna a visita particularmente emocionante. Aqueles também Cavernas Schlossberg em Homburg atraia visitantes com as maiores cavernas de arenito da Europa. A entrada custa 6 euros para adultos e 4 euros para estudantes, sendo que o passeio dura entre 40-50 minutos e a temperatura aí oscila entre os 8 e os 10 graus Celsius.
O Antiga abadia em Mettlach, reaberto em 2025 após extensas obras de renovação, é a sede da Villeroy & Boch e oferece um fascinante passeio pela história da empresa em generosos 2.000 metros quadrados.
Visão da região
Rodeado pela França a oeste e sul, pela Renânia-Palatinado a norte e leste e por um pequeno troço fronteiriço com o Luxemburgo a noroeste, o Sarre desempenha um papel central na história da Alemanha. Caracterizado por uma área florestal elevada, que representa um terço da área do país, bem como pela sua localização geográfica única, o Sarre oferece uma mistura de património industrial e paisagem natural.
A população de cerca de 990.509 (em 2018) é 56,8% católica, tornando o Sarre o único estado federal com maioria católica na Alemanha. O atual chefe de governo é a primeira-ministra Anke Rehlinger, do SPD. Desde o encerramento da última mina de carvão em 2012, 250 anos de história mineira chegaram ao fim, marcando uma mudança significativa na estrutura económica da região.
O dialeto único no Sarre, que inclui tanto a Francônia Renana quanto a Francônia Mosela, contribui para a identidade regional dos Saarlandeses. O governo estadual também persegue o objetivo do bilinguismo, com o francês desempenhando um papel especial.
Com suas diversas atrações e rica história, o Sarre não é apenas um local para passeios turísticos, mas também uma região cheia de surpresas e experiências a serem descobertas.