Gerente do restaurante Saarbrücken: evadiu 150.000 euros em impostos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Saarbrücken, um operador de restaurante está a ser julgado por alegada evasão fiscal de 150.000 euros.

In Saarbrücken steht eine Restaurantbetreiberin wegen mutmaßlicher Steuerhinterziehung von 150.000 Euro vor Gericht.
Em Saarbrücken, um operador de restaurante está a ser julgado por alegada evasão fiscal de 150.000 euros.

Gerente do restaurante Saarbrücken: evadiu 150.000 euros em impostos!

O caso de um operador de um restaurante chinês em Saarbrücken está actualmente a ser julgado pelo Tribunal Regional de Saarbrücken por evasão fiscal. O Ministério Público acusa a proprietária de ter sonegado pelo menos 150 mil euros em impostos entre outubro de 2017 e novembro de 2019, através da manipulação do seu sistema de caixa registadora. O caso decorre de uma investigação nacional visando restaurantes e foi lançado, segundo relatório do Rádio Sarre revelado.

As autoridades acusam a operadora de cancelar encomendas através de uma aplicação especial, o que fez com que essas vendas não fossem registadas no sistema de checkout. Assim, as vendas falsificadas foram comunicadas à administração fiscal, a fim de reduzir a carga fiscal. A operadora admitiu as acusações e está atualmente sob custódia. Seu advogado de defesa disse que se ela fosse condenada, ela enfrentaria pena suspensa. O veredicto é esperado em 13 de junho de 2025.

Conexão com investigações nacionais

A acusação de evasão fiscal em Saarbrücken não é isolada. Há um problema crescente com a manipulação dos sistemas de caixa registadora na indústria da restauração, que também é perceptível noutras cidades. Um exemplo da região do noroeste da Alemanha mostra que um dono de restaurante que dirige um restaurante asiático em Ganderkesee também é acusado de sonegar mais de 1,3 milhões de euros em impostos em mais de 1.500 casos entre 2016 e 2019. Houve uma manipulação considerável em que as faturas foram canceladas, até 96% no sistema de caixa registadora “JGastro”. taz relatado.

Estas práticas fraudulentas por parte dos estabelecimentos de restauração representam um fenómeno massivo que coloca grandes desafios às autoridades fiscais. O Gabinete Federal de Auditoria estima que os danos anuais causados ​​pela fraude em numerário podem ser estimados em cerca de 70 mil milhões de euros. É importante notar que, em média, as autoridades fiscais fiscalizam apenas menos de 0,2% das empresas, o que está bem abaixo da taxa recomendada de 2,4%.

As consequências da manipulação

Os casos de fraude no sector da restauração vão além das regiões e abrangem muitos estados federais. Em 2021, os inventores da empresa de caixas registadoras “Multiway” foram condenados a vários anos de prisão por esquemas semelhantes. A investigação ao sistema de caixa registadora “JGastro” leva a buscas em quase 500 restaurantes, o que sublinha a gravidade da situação.

No julgamento em Oldenburg, que foi adiado após a leitura da acusação, os donos de restaurantes acusados ​​no passado geralmente recebiam penas suspensas. Mas no caso de prejuízos fiscais elevados, como no caso acima citado, os arguidos enfrentam penas de prisão significativas.

A questão da fraude em numerário está a tornar-se ainda mais complexa devido à abolição planeada pela nova coligação governamental da exigência de recebimento introduzida em 2020. Os fabricantes de sistemas de caixas registadoras e os operadores das empresas afetadas devem, portanto, lidar mais intensamente com o cumprimento dos requisitos legais, a fim de evitar tais acusações no futuro.