Novo jogo de poder no conselho municipal de Friedrichsthal: Grupo social fundado!
Lydia e Rainer Loos fundaram o Grupo Social Friedrichsthal na Câmara Municipal e apelaram a uma maior proximidade com os cidadãos após deixarem o SPD.

Novo jogo de poder no conselho municipal de Friedrichsthal: Grupo social fundado!
Há um realinhamento no conselho municipal de Friedrichsthal: Lydia e Rainer Loos deixaram o SPD e o grupo parlamentar do SPD para fundar a “Fração Social Friedrichsthal” (SFF) juntamente com Jürgen Trenz, o único membro remanescente do “Die Linke”. A medida resultou de “desenvolvimentos partidários internos negativos” após a fusão das associações locais de Friedrichsthal e Bildstock, como explica Rainer Loos. Esta fusão gerou insatisfação porque os Loos não se sentiam incluídos em muitas decisões e “não se entusiasmaram realmente” com a nova composição do grupo do conselho do SPD, disse Lydia Loos.
O restabelecimento do grupo parlamentar do SFF visa criar uma plataforma política que se distancie das posições político-partidárias e se concentre na política local. “Queremos lutar por uma maior proximidade com os cidadãos e por uma forma de trabalhar na Câmara Municipal orientada para soluções”, sublinha Rainer Loos, que atuará como líder do grupo parlamentar. Jürgen Trenz será o seu vice, enquanto Jörn Walter atuará como líder do grupo parlamentar e será apoiado por ex-vereadores.
Foco e objetivos do SFF
O grupo parlamentar do SFF, composto por Lydia Loos (sem partido), Rainer Loos (sem partido) e Jürgen Trenz (A Esquerda), definiu várias prioridades. Estas incluem questões sociais, cultura, infraestruturas, digitalização e política financeira sustentável. O objetivo é tornar a administração mais eficiente e simplificar os processos sem descurar o contacto pessoal com os cidadãos.
Uma preocupação importante do novo grupo parlamentar deverá também ser a redução da burocracia, a fim de melhorar a interação entre os cidadãos e a administração. Além disso, a SFF planeia fundar uma associação patrocinadora juridicamente independente para garantir o seu trabalho político a longo prazo.
Mudanças no cenário político
Quando Lydia e Rainer Loos deixam o SPD, perdem duas cadeiras na Câmara Municipal. A atual distribuição de assentos no conselho municipal é agora a seguinte: CDU com 8 assentos, AfD com 6 assentos, SPD com 5 assentos, Cidadãos por Friedrichsthal com 4 assentos, Grupo Social de Friedrichsthal com 3 assentos e os Verdes com 1 assento (sem estatuto de grupo parlamentar). O SFF planeia oferecer formatos regulares acessíveis ao público e intensificar a sua presença nas redes sociais para promover um diálogo transparente com a população.
Estas mudanças lançaram uma nova luz sobre o cenário político em Friedrichsthal e definiram o rumo para desenvolvimentos futuros. O SFF posiciona-se claramente como uma força construtiva que pretende apoiar ativamente os interesses dos cidadãos. saarbruecker-zeitung.de relata que os Loos aderiram ao SPD em 2019 para se envolverem politicamente sem necessariamente procurarem um mandato. A SFF considera-se agora politicamente independente e pretende trabalhar com outras facções para implementar melhorias concretas em Friedrichsthal.
Como regiojournal.saarland enfatiza, o SFF se beneficiará das habilidades dos membros internos do grupo: Lydia Loos será responsável para assuntos sociais e educação, enquanto Rainer Loos representa experiência em TI. Jürgen Trenz traz experiência político-partidária e Jörn Walter tem valiosa experiência municipal e conhecimento financeiro.