Comemoração em Maybach: 98 mineiros para sempre no coração da região

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Friedrichsthal lembra as 98 vítimas do acidente de mineração de 1930 com uma cerimônia cerimonial de colocação de coroas de flores e discursos.

Friedrichsthal gedenkt der 98 Opfer des Grubenunglücks von 1930 mit einer feierlichen Kranzniederlegung und Ansprachen.
Friedrichsthal lembra as 98 vítimas do acidente de mineração de 1930 com uma cerimônia cerimonial de colocação de coroas de flores e discursos.

Comemoração em Maybach: 98 mineiros para sempre no coração da região

Em 25 de outubro de 1930, ocorreu um acontecimento trágico Explosão de ignífugo e pó de carvão na mina Maybach, onde 98 mineiros perderam a vida. Este desastre não só afetou muitas famílias no Sarre, mas também manteve vivas as memórias dos perigos da mineração. Em 26 de outubro de 2025, uma cerimônia memorial ocorreu em Friedrichsthal para homenagear as vítimas e reconhecer a importância da mineração para a região.

As celebrações no memorial em Maybach foram realizadas pelas associações de mineiros de Friedrichsthal e Bildstock. O prefeito Christian Jung e o diácono Gerd Fehrenbach da paróquia católica de St. Michael Friedrichsthal fizeram discursos impressionantes. Jung lembrou o papel central que a mineração tem desempenhado na vida das pessoas daqui e enfatizou o senso de comunidade que surgiu através da colaboração subterrânea. Relatórios do RegioJournal que Fehrenbach elogiou a humanidade e a vontade de ajudar que se tornou visível na população a partir do acidente de 1930.

Comunidade e memória

Hans-Josef Maurer, presidente da associação dos mineiros, também falou sobre a importante obrigação de manter vivas as memórias dos falecidos. Esta homenagem decorreu num ambiente de agradecimento, que foi reforçado pela presença de numerosos vereadores, incluindo representantes do SPD, CDU e Citizens for Friedrichsthal. A primeira vereadora Jacqueline Reimann-Jung e o vereador Peter Bickelmann também estiveram presentes.

O evento terminou com um momento tranquilo de pausa e a tradicional saudação “Glück auf”. Este costume ilustra os valores de coesão, solidariedade e humanidade que estão fortemente ancorados na mineração do Sarre.

Os perigos da mineração

Uma explosão de grisu é causada por uma explosão de condições climáticas adversas, uma mistura perigosa de metano e ar, que desenvolve alto poder explosivo quando o teor de metano atinge 9,5 por cento. Estas explosões têm representado um sério risco na indústria alemã de mineração de carvão desde o século XIX. Relatos de tais desastres, como aquele em que mais de 100 mineiros morreram na mina de carvão Neu-Iserlohn em 1868, mostram a segurança questionável das condições na época. Wikipédia informa sobre as inúmeras medidas de proteção que foram desenvolvidas ao longo do tempo, incluindo a prevenção de chamas abertas e a introdução de explosivos de segurança.

A grave explosão de grisu na mina Luisenthal, que ceifou 299 vidas em 1962, é outro exemplo das consequências devastadoras de tais eventos e está no contexto dos perigos que a mineração acarretava. A memória destas tragédias é mantida viva especialmente em eventos como a recente comemoração em Friedrichsthal.

No rescaldo da mineração, que desempenhou um papel central na Alemanha durante décadas, o foco não está apenas na memória de tais acidentes, mas também na questão do futuro das antigas regiões mineiras. A actividade mineira está a terminar em muitas áreas, com consequências sociais e económicas de grande alcance. Cultura Deutschlandfunk analisada, como as diferentes abordagens de recultivo em antigas áreas mineiras, especialmente na região do Ruhr e na Lusácia, oferecem diferentes desafios e perspetivas.