Canções sem fronteiras: Concerto de Mannijo no Kirkel Education Center!
Concerto do Trio Mannijo dia 11 de novembro de 2025 no Centro Educacional Kirkel: Canções sobre fronteiras e culturas. Entrada gratuita!

Canções sem fronteiras: Concerto de Mannijo no Kirkel Education Center!
O Trio Mannijo se apresentará em concerto gratuito no Kirkel Education Centre na terça-feira, 11 de novembro de 2025. O programa intitula-se “Lidder iwer d’ Borders – Chansons transfrontières – Songs about the borders”. Como Homburgo1 relata, Mannijo representa música com atitude e profundidade. O grupo, composto por Jo Nousse (voz, guitarra), Manfred Pohlmann (voz, guitarra, toras) e Patrick Riollet (piano, acordeão), apresenta canções em diversas línguas e dialetos europeus, incluindo francês, alemão, franco moselense, catalão, bretão, occitano, inglês, alsaciano e iídiche.
A música do trio lembra a época da região fronteiriça entre França e Alemanha e trata de temas como encontros, saudade, cotidiano e compreensão. Os interessados deverão reservar vaga; mais informações podem ser encontradas no site do Kirkel Education Center em www.bildungszentrum-kirkel.de/kultur-im-bzk.
Movimentos culturais promovem intercâmbio
A próxima aparição de Mannijo insere-se num contexto mais amplo de mobilidade cultural na Europa. O Instituto Goethe dirige o programa “Culture Moves Europe”, que se concentrou no intercâmbio de mais de 7.000 artistas e trabalhadores culturais de 40 países desde 2022. Com um orçamento de cerca de 21 milhões de euros provenientes de fundos da UE, o programa promove o intercâmbio social e a coesão, ao mesmo tempo que responde a mudanças geopolíticas e tensões políticas.
A primeira fase do projeto decorre até 2025 e inclui medidas que abrangem não só os 27 Estados-Membros da UE, mas também países vizinhos como a Sérvia, a Geórgia, a Tunísia e a Ucrânia. Artistas e criativos de áreas como música, literatura, artes performativas e visuais beneficiam desta iniciativa. Mais de 50% dos financiados viajam de forma ecológica, enquanto o processo de candidatura é concebido para ser de baixo limite para garantir a sustentabilidade e a inclusão.
Johannes Ebert, secretário-geral do Goethe-Institut, enfatiza a relevância da cooperação intercultural em tempos de crise. Os dados mostram que 80% dos participantes não conseguiriam realizar seus projetos sem o programa e 99,6% recomendam o programa a outras pessoas.
O concerto de Mannijo em Kirkel não é, portanto, apenas um destaque cultural, mas também um exemplo das muitas possibilidades que o intercâmbio e a compreensão entre culturas podem promover - especialmente em tempos em que tais ligações são mais importantes do que nunca.