Fim de semana cheio de diversidade: serviço de refrigerante e muito mais em Colônia!
Serviço CSD e eventos culturais em Colônia de 4 a 6 de julho de 2025: celebrações da diversidade e inclusão.

Fim de semana cheio de diversidade: serviço de refrigerante e muito mais em Colônia!
No fim de semana de 4 a 6 de julho de 2025, vários eventos do Orgulho de Colônia estão na agenda em Colônia. O culto do CSD, que acontece na sexta-feira, às 18h30. na Queeren Kirche Deutz, tem como lema “Celebramos como fomos criados”. Este evento é acompanhado por um clima festivo com brilho, oração e energia para a próxima manifestação. Além disso, a ordenação de Svenja Disselbeck será celebrada na Igreja Martin Luther em Hürth na mesma noite às 19h.
No sábado, 5 de julho, o dia começa com vésperas de órgão às 18h. na Igreja da Trindade. Isto será seguido por outro serviço ecumênico para o Orgulho de Colônia na Antoniterkirche às 18h. A animação musical será proporcionada por um concerto musical de Klezmer na Igreja Evangélica Delling, também às 18h00. Haverá também uma caminhada memorial aos ataques aéreos de 1943 a partir das 15h30. às 17h30, começando na parada KVB Westfriedhof.
Despedidas e aberturas
Mas o fim de semana não tem apenas eventos festivos para oferecer. Ao mesmo tempo, a Pastora Sybille Noack-Mündemann se despedirá na Igreja da Reconciliação em Holweide no sábado. O domingo, que conta com outros eventos importantes, começa às 10h00 com a inauguração do centro infantil e juvenil Spokes na Igreja Melanchthon. Um pop-up do CSD acontecerá no AntoniterQuartier à noite, a partir das 19h. às 22h00
Às 11h haverá a bênção do Orgulho na Igreja de São João em Deutz, seguida pela ordenação da Pastora Christiane Averbeck às 15h. na Igreja de Jesus Cristo em Kalk. Finalmente, às 15h. no centro comunitário de Heppendorf, a Igreja Apóstolo Paulo se despedirá, devido às mudanças demográficas e às necessidades energéticas da comunidade.
Serviços religiosos queer
Num contexto supra-regional, a Igreja do Espírito Santo em Berna também convida você para um serviço ecumênico queer. Isso acontecerá no domingo, 28 de abril de 2024, às 10h30. O objetivo deste culto é superar as imagens patriarcais, heteronormativas e discriminatórias de Deus. Todos os interessados, independentemente da origem, denominação, orientação sexual ou identidade de género, são convidados a celebrar juntos e a trocar ideias.
Após o serviço, será oferecido um aperitivo que não só serve como uma oportunidade de networking, mas também dá a oportunidade de refletir sobre a presença de cinco anos do serviço queer em Berna. A música foi desenhada pelo organista Marc Fitze e pela ilustradora Anna-Lena Spring.
Estes eventos ilustram o espaço cada vez maior para serviços queer e inclusivos tanto em Colónia como em Berna e enviam assim um forte sinal de diversidade e aceitação na igreja.
Mais informações sobre o fim de semana podem ser encontradas no site Igreja Colônia e ao evento em Berna Envelhecimento estranho.