Revolução na construção ferroviária: novo trem de fundação para Westerwaldbahn!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Burbach comemora a inauguração do inovador trem de fundação de trilhos, que permite trabalhos de fundação eficientes na Westerwaldbahn.

Burbach feiert die Einweihung des innovativen Gleisgründungszugs, der effiziente Gründungsarbeiten auf der Westerwaldbahn ermöglicht.
Burbach comemora a inauguração do inovador trem de fundação de trilhos, que permite trabalhos de fundação eficientes na Westerwaldbahn.

Revolução na construção ferroviária: novo trem de fundação para Westerwaldbahn!

O trem de fundação de trilhos (GGZ) foi recentemente inaugurado em Westerwaldbahn, perto de Steinebach/Sieg. Representantes da Deutsche Bahn e dos ministérios do estado participaram da cerimônia. O dispositivo inovador foi desenvolvido pela empresa Hering de Holzhausen em colaboração com o fabricante de guindastes Kirow de Leipzig. O GGZ é capaz de operar com eficiência na área da via graças às suas funções versáteis, como sacudir, compactar e perfurar. O objetivo é facilitar os trabalhos de fundação e de engenharia civil, como aterros ferroviários e mastros de linhas aéreas, ao mesmo tempo em que impacta o menos possível as operações na linha ferroviária.

O trem de fundação dos trilhos representa um avanço importante, pois atua diretamente sobre os trilhos. Isto torna desnecessário o transporte especial complexo e a construção de estradas temporárias. A ideia do GGZ nasceu em 2019, e a Hering Grundbau GmbH recebeu o prêmio de inovação pela utilização da infraestrutura existente. O método de perfuração utilizado no GGZ inclui o método de perfuração Kelly, no qual uma estaca escavada é colocada no solo e posteriormente processada. Os furos resultantes são preenchidos com concreto no qual é instalado o aço de suporte das pontes.

Detalhes técnicos e possíveis usos

O dispositivo pode perfurar até 18 metros de profundidade e atualmente está em fase de testes. O test drive planejado com licença especial em Hamburgo é iminente, já que o GGZ pretende ser aprovado este ano. Após esta aprovação, os clientes podem reservar o trem de fundação para seus projetos. Para cobrir os custos, é necessário um certo número de turnos por ano.

A RTG Rammtechnik GmbH, parte do Grupo BAUER Maschinen, desenvolveu uma plataforma de perfuração e empilhamento baseada em trilhos em cooperação com Techne e Hering Bau que tem o potencial de revolucionar as indústrias ferroviária e de engenharia civil. O trem de fundação da via permite novos tipos e profundidades de fundações na área da via, o que é particularmente importante tendo em conta os desafios da construção ferroviária, como curtos intervalos de fechamento e espaço limitado. Esta necessidade é reforçada pelo facto de as vias deverem ser bloqueadas o mínimo possível para continuarem a operar.

Características de desempenho

O sistema geral do trem de fundação da via é composto por vários componentes, incluindo o dispositivo transportador com líder (RTG RG 18 S) e os vagões planos, que são utilizados para armazenar e transportar os acessórios. A altura total do dispositivo com o líder erguido é de cerca de 23 metros, sendo que o líder possui guinchos potentes: um guincho principal com 170 kN, um guincho de alimentação com 200 kN e um guincho auxiliar com 55 kN. O líder também pode ser girado em 90° e pode ser telescópico até 2 metros.

As linhas hidráulicas estão firmemente conectadas na posição de transporte e o dispositivo tem uma altura de transporte inferior a 4,30 metros. A área de aplicação inclui não apenas a produção de estacas, mas também paredes de estacas pranchas, processos de mistura de solo e melhorias do subsolo. Com um alcance de trabalho de mais de 9 metros do eixo da via e uma opção de rotação de 360° em torno do eixo da superestrutura, o trem de fundação da via mostra sua versatilidade.

Bernhard Lindermair, Diretor Geral da RTG Rammtechnik, enfatiza a singularidade do dispositivo no mercado global. A apresentação na feira de tecnologia de transporte InnoTrans, em Berlim, já despertou grande interesse. O primeiro dispositivo do cliente foi utilizado num estaleiro de construção em março de 2023 e mostra que os desenvolvimentos estão no caminho certo.

A tecnologia inovadora do comboio de base da via poderia não só apoiar a infra-estrutura existente de forma mais eficiente, mas também dar um contributo importante para o futuro da construção ferroviária.

Jornal Siegerland relata que...
Equipamento Bauer explica...