O Sarre está a tornar-se mais favorável às bicicletas: grandes progressos na construção de ciclovias!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A expansão das ciclovias no Sarre está ganhando impulso: o governo do SPD está planejando mais de 10 quilômetros de novas ciclovias até o final de 2025.

Der Radwegeausbau im Saarland nimmt Fahrt auf: SPD-Regierung plant bis Ende 2025 über 10 Kilometer neue Radwege.
A expansão das ciclovias no Sarre está ganhando impulso: o governo do SPD está planejando mais de 10 quilômetros de novas ciclovias até o final de 2025.

O Sarre está a tornar-se mais favorável às bicicletas: grandes progressos na construção de ciclovias!

Os esforços para melhorar a infraestrutura de ciclovias no Sarre estão a registar progressos, especialmente sob o governo único do SPD. No entanto, o desenvolvimento não está isento de desafios e a expansão das ciclovias tem sido severamente limitada nos últimos anos. Embora praticamente nenhuma nova ciclovia tenha sido criada durante o governo estadual preto-vermelho anterior, a situação melhorou gradualmente desde que a Ministra dos Transportes, Anke Rehlinger (SPD), assumiu o cargo. De acordo com o Jornal Saarbrücken Em média, foram construídos apenas 1,5 quilómetros de ciclovias por ano, e a construção ficou paralisada entre 2017 e 2019.

Em 2024, no entanto, foram criados mais de 6,3 quilómetros de ciclovias e espera-se que sejam acrescentados mais 2,6 quilómetros até ao final de 2025, embora isto dependa fortemente das condições meteorológicas. Para expandir a infraestrutura cicloviária estão previstos 6,3 milhões de euros para 2025, um aumento significativo face aos 900 mil euros de 2019.

Investimentos e desafios

Embora os recursos financeiros tenham aumentado, a construção e manutenção de ciclovias são caras. Os preços por quilómetro variam muito, como mostram os seguintes exemplos: O percurso ciclável e pedestre da L 133 (1,2 km) custa 1,2 milhões de euros, enquanto o da L 143 custa apenas 310.000 euros para o mesmo percurso. Essas diferenças muitas vezes se devem ao percurso e às negociações com os proprietários. Estas condições de propriedade e as expectativas de preços dos proprietários representam muitas vezes um grande desafio para a rápida expansão.

Um plano abrangente de ciclismo para o Sarre (RVP) é visto como um instrumento central para promover o ciclismo. Este plano proporciona não só um inventário da infra-estrutura cicloviária, mas também uma apresentação sistemática das medidas de melhoria necessárias. O objetivo é otimizar a infraestrutura de ciclovias e atender às crescentes exigências. O plano cicloviário descreve também, entre outras coisas, como podem ser criados pontos de ligação com outros meios de transporte e oferece vários serviços aos ciclistas, complementados por um abrangente Banco de dados de ciclovias.

Metas e perspectivas de longo prazo

O RVP pretende criar uma rede cicloviária nacional com cerca de 1.200 quilómetros. Isto requer investimentos de cerca de 25 milhões de euros para a construção de novas ciclovias e mais 5 milhões de euros para as melhorias necessárias existentes. Medidas como colmatar lacunas na rede e melhorar a qualidade existente são essenciais para aumentar a atratividade da bicicleta no Sarre. Apesar dos desafios e do facto de o plano de ciclismo ter sido originalmente anunciado para 2022, está atualmente a ser atualizado para responder aos requisitos dinâmicos.