Transmissão de rádio histórica: Telégrafos comemoram 200 anos em Mainz!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 24 de agosto de 2025, veja como os rádios amadores animam a histórica rota telegráfica entre Mainz e Metz.

Erleben Sie am 24. August 2025, wie Funkamateure die historische Telegrafenstrecke zwischen Mainz und Metz beleben.
Em 24 de agosto de 2025, veja como os rádios amadores animam a histórica rota telegráfica entre Mainz e Metz.

Transmissão de rádio histórica: Telégrafos comemoram 200 anos em Mainz!

No domingo, 24 de agosto, um evento especial acontecerá na Renânia-Palatinado, Sarre e Lorena, das 10h às 15h. Neste dia, as históricas estações telegráficas ópticas que outrora foram instaladas entre Mainz e Metz voltam à vida. O ponto de partida deste renascimento especial é a cidadela de Mainz, enquanto o ponto de destino é Metz, onde os rádios amadores franceses receberão uma saudação. Isto será comemorado como parte de um projeto que relembra a história do telégrafo óptico. Espelho Semanal Online relata que um total de 23 antigas estações telegráficas, também conhecidas como semáforos, estarão envolvidas no Dia da Memória.

A linha entre Metz e Mainz foi construída por Claude Chappe em nome do imperador Napoleão e funcionou até 1813. Servia principalmente para fins militares e era um importante meio de comunicação. As mensagens foram visualizadas por meio de barras indicadoras móveis e beacons e transmitidas para estações vizinhas. Particularmente destacada é a localização do Litermont, com 414 metros de altura, em Nalbach, administrado pela associação local Lebach Q 15 do DARC e. V. e rádios amadores em correios e telecomunicações VFDB-Z 19 está ativado.

O método de transmissão no Dia da Memória

No dia previsto para os eventos, as transmissões de mensagens serão realizadas por radioamadores utilizando pequenos dispositivos de transmissão e recepção em VHF. Numerosas atividades estão planejadas no planalto de Litermont, incluindo a instalação de rádios operados por bateria e a participação na transmissão de mensagens. O DARC-OV Lebach Q 15, que existe há 50 anos, desempenha aqui um papel central.

Os visitantes também recebem informações que fornecem informações sobre como funcionavam as estações telegráficas napoleônicas e o desenvolvimento da comunicação sem fio. As demonstrações práticas pretendem apresentar aos convidados as técnicas históricas e ilustrar a sua importância no contexto da comunicação.

As conquistas de Claude Chappe

Claude Chappe, considerado o inventor da telegrafia moderna, nasceu em Brûlon em 1763. Seu sistema revolucionário possibilitou a transmissão de mensagens a longas distâncias. Seus primeiros testes bem-sucedidos ocorreram já em 1791 e, apesar dos contratempos iniciais, seu sistema tornou-se uma forma crucial de comunicação. epílogo descreve como Chappe lançou as bases para sistemas de comunicação modernos com seu trabalho em telegrafia óptica.

Seu sistema telegráfico podia exibir cerca de 70 caracteres e transmitir mensagens por centenas de quilômetros em minutos. Esta conquista não só completou estruturas de comunicação militar, mas também influenciou aplicações civis, como a comunicação com trens ferroviários e navios transatlânticos.

No geral, o próximo dia do evento oferece a oportunidade de explorar a fascinante história da telegrafia e relembrar as conquistas que Claude Chappe e seus colegas tornaram possíveis. Para mais informações os interessados ​​poderão contactar Tel. (01 75) 1 15 12 48 ou visite o site www.dl0mz.de/semaphoren-tag-2025 visita.