Oficial de justiça morto brutalmente em Bexbach – Ministério Público investiga!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um oficial de justiça foi morto enquanto estava de serviço em Bexbach, Sarre. O primeiro-ministro Rehlinger pede esclarecimentos.

Ein Gerichtsvollzieher wurde in Bexbach, Saarland, während seines Dienstes getötet. Ministerpräsidentin Rehlinger fordert Aufklärung.
Um oficial de justiça foi morto enquanto estava de serviço em Bexbach, Sarre. O primeiro-ministro Rehlinger pede esclarecimentos.

Oficial de justiça morto brutalmente em Bexbach – Ministério Público investiga!

Na manhã de terça-feira, por volta das 9h, um oficial de justiça (58) foi brutalmente morto em serviço em Bexbach, no Sarre. O incidente ocorreu na Frankenholzer Straße, onde o homem morreu violentamente. O Ministério Público negou rumores de uso de arma de fogo no distrito de Oberbexbach e apenas confirmou que o corpo do oficial de justiça foi levado para o escritório de medicina legal. As investigações para esclarecer o ocorrido estão em andamento e mais informações foram anunciadas para quarta-feira.

Num comunicado de imprensa, a primeira-ministra Anke Rehlinger (SPD) expressou o seu choque com o crime e falou de tristeza e descrença. Ela enfatizou a necessidade de uma investigação completa e dirigiu seus pensamentos à família e parentes da vítima. A ministra da Justiça, Petra Berg (SPD), também prestou homenagem ao colega falecido e descreveu o incidente como um terrível ataque a uma pessoa a serviço da justiça.

contexto do ato

O assassinato de um oficial de justiça levanta questões sobre o aumento da violência contra funcionários públicos. Segundo investigação da Polícia Criminal Federal (BKA), há um aumento preocupante de ameaças e ataques violentos contra ocupantes de cargos públicos. Em 2019, foram registados 1.674 crimes contra funcionários públicos e eleitos na Alemanha, sendo 89 destes crimes classificados como crimes violentos. Os oficiais de justiça são particularmente afetados, pois são regularmente confrontados com ataques e insultos.

Os oficiais de justiça sentem-se cada vez mais inseguros no seu trabalho; Segundo estudos, 72% deles disseram não se sentir adequadamente protegidos. O ambiente social, uma possível perda de autoridade e o crescente desrespeito para com os funcionários podem ser vistos como as razões para esta evolução preocupante. As estatísticas mostram também que os crimes com motivação política aumentaram continuamente nos últimos anos, o que pode indicar uma vontade generalizada de usar a violência na sociedade.

Tendo em conta estes acontecimentos trágicos, é evidente que a segurança de funcionários como os oficiais de justiça está a tornar-se cada vez mais importante. Resta esperar que as investigações em curso sobre o crime produzam rapidamente resultados e que os antecedentes sejam totalmente esclarecidos.

Para mais informações sobre os antecedentes do incidente e a avaliação do risco para os funcionários públicos, você pode encontrar os relatórios aqui: Foto, ZDF e bpb.