A Rosa Branca: Exposição destaca a resistência juvenil em Munique!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Exposição sobre o grupo de resistência “Rosa Branca” em Saarbrücken: uma visão da juventude sob o nacional-socialismo, até 28 de novembro.

Ausstellung über die Widerstandsgruppe „Weiße Rose“ in Saarbrücken: Einblick in Jugend im Nationalsozialismus, bis 28. November.
Exposição sobre o grupo de resistência “Rosa Branca” em Saarbrücken: uma visão da juventude sob o nacional-socialismo, até 28 de novembro.

A Rosa Branca: Exposição destaca a resistência juvenil em Munique!

No dia 5 de novembro de 2025, será inaugurada no Hauberisser Hall uma importante exposição que trata da juventude sob o nacional-socialismo e da resistência estudantil em Munique entre 1942 e 1943. O foco está no grupo de resistência “Rosa Branca”, cujos membros como Willi Graf, Kurt Huber, Hans Leipelt, Christoph Probst, Alexander Schmorell e os irmãos Hans e Sophie Scholl são o foco das atenções. Esta exposição é complementada por numerosos painéis de texto e imagens que traçam a criação, distribuição dos folhetos e a perseguição do regime nazista.

A “Rosa Branca” escreveu um total de seis panfletos nos quais apelava à resistência e informava sobre os crimes de guerra do regime nazi. Uma das cenas principais da exposição é a prisão de Hans e Sophie Scholl e Christoph Probst em 18 de fevereiro de 1943, que foram finalmente condenados à morte pelo Tribunal Popular. A exposição fica aberta de 5 a 28 de novembro, de segunda a sexta, das 8h às 18h, e a entrada é gratuita.

Midissage e programa de apoio

Uma midissage está planejada para 13 de novembro. Isso acontecerá às 18h. no Hauberisser Hall e é organizado pela capital do estado, Saarbrücken. Tobias Raab, Chefe de Economia, Assuntos Sociais e Digitalização, fará um discurso de boas-vindas. Além disso, a Dra. Sabine Graf, do Centro Estadual de Educação Cívica do Sarre, apresentou os resultados de um workshop sobre o jogo educativo “Willi Graf e o Pombo Verde”.

O evento oferece não só a oportunidade de ver a impressionante exposição, mas também de trocar ideias enquanto tomamos uma bebida. A exposição é apoiada pela Weiße Rose Stiftung e.V. com sede em Munique, que atua como credor.

Para mais informações sobre a exposição, visite o site oficial da cidade de Saarbrücken em saarbrucken.de.

Você também pode encontrar mais informações sobre tópicos relacionados, como análise de dados e relatórios visuais. microsoft.com.