Alunos de Klarenthal brilham no programa de variedades Magic Mystery”!
No dia 13 de junho de 2025, alunos da Escola Sophie e Hans Scholl em Klarenthal apresentaram um programa variado de orientação profissional.

Alunos de Klarenthal brilham no programa de variedades Magic Mystery”!
Mais de 100 alunos da Escola Sophie e Hans Scholl em Wiesbaden apresentaram um empolgante programa de variedades intitulado “Magic Mystery” em seu auditório no dia 13 de junho. Esta noite impressionante foi o culminar de uma semana de projetos orientados para o emprego, que faz parte de uma oferta de qualificação municipal no âmbito do trabalho social escolar. Durante o evento, que acontece anualmente há mais de uma década, os jovens talentos mostraram suas habilidades em dança, atuação, música e outros elementos do espetáculo. Eles também presentearam os convidados com uma refeição de três pratos que eles próprios prepararam.
Na semana anterior ao espetáculo, os alunos do 8.º ano tiveram a oportunidade de conhecer diversas áreas profissionais – incluindo gastronomia, design e tecnologia de eventos. Estiveram ativamente envolvidos em todo o processo: desde o planeamento do menu, ao atendimento e receção, à iluminação, sonorização e decoração. Os alunos documentaram os ensaios e a noite do evento em filme.
Importância da orientação profissional
A Dra. Patrícia Becher, chefe do departamento de assuntos sociais da capital Wiesbaden, abriu a noite com um discurso de boas-vindas e enfatizou a importância do projeto para os alunos. Ela lembrou que o primeiro trabalho social escolar em Wiesbaden foi fundado em Klarenthal em 1977. Esta iniciativa não só apoia os jovens no seu desenvolvimento pessoal, mas também na sua transição para o mundo profissional.
O evento terminou com aplausos estrondosos e um sentimento palpável de orgulho entre todos os envolvidos. O programa faz parte de uma oferta abrangente de qualificação do Departamento Juvenil de Serviço Social Escolar do Escritório de Serviço Social da cidade de Wiesbaden. O objetivo é dar aos jovens uma visão realista sobre possíveis planos de carreira através de atividades práticas.
O papel das escolas na orientação profissional
No âmbito deste projeto, a escola assume grande importância como autoridade central na orientação profissional inicial dos jovens. Então relatado berufsorientationprogramm.de que as escolas apoiem o processo de escolha de carreira não só trabalhando com os pais, mas também realizando análises potenciais e dias de BO orientados para a prática.
Mais de 3.000 escolas na Alemanha participam do programa de orientação profissional (BOP) para dar aos seus alunos a oportunidade de explorar seus pontos fortes e experimentar diferentes áreas de carreira. O processo associado inclui várias fases: desde a iniciação e preparação até à implementação e acompanhamento da experiência profissional prática. Os professores são atores-chave que ajudam os alunos a reconhecer e promover seus pontos fortes pessoais.
No geral, o evento em Klarenthal mostra como a transição da escola para o trabalho pode ser concebida com sucesso através de abordagens criativas e professores empenhados. Na apresentação final da semana do projeto na Escola Sophie e Hans Scholl, ficou claro que os talentos podem florescer num ambiente de apoio e que é importante promover estas competências numa fase inicial.