Püttlingen dá o exemplo contra o esquecimento com tropeços!
Stolpersteine foram colocados em Püttlingen para homenagear as vítimas nazistas. Iniciativas e estudantes contribuem para o trabalho memorial.

Püttlingen dá o exemplo contra o esquecimento com tropeços!
Stolpersteine foram colocados em Püttlingen e Köllerbach em 26 de maio de 2025 para homenagear as vítimas politicamente perseguidas do nacional-socialismo. As cerimônias aconteceram em três locais: Marktstrasse 46, Ludwigstrasse 1 e Engelfanger Strasse 13. Esta importante campanha memorial foi iniciada pelo grupo de Trabalho em Memória de Püttlingen, apoiado pela cidade de Püttlingen. Stolpersteine, um projeto do artista de Colônia Gunter Demnig, é um símbolo importante contra o esquecimento e tem como objetivo devolver às vítimas seus nomes e memórias, como explica ndr.de.
A primeira mudança ocorreu na Marktstraße 46, onde foram colocadas três pedras de tropeço para os membros da família Nalbach. Esta família foi forçada ao exílio devido às suas convicções políticas e sofreu internamento e penas de prisão. O destino da sua filha Rosa, que foi esterilizada à força durante o regime nazi, é particularmente trágico. Os alunos da turma 8.2 da Escola Comunitária Peter-Wust lidaram ativamente com esses destinos e fizeram apresentações durante a transferência. Josipa Andacic falou sobre Margarete Nalbach, Huda Shadad sobre Rosa e Alia Alsalh Almahamed sobre Jakob Nalbach.
Relembrando os combatentes da resistência
A segunda mudança ocorreu na Ludwigstraße 1, onde foi colocado um obstáculo para Ludwig Brader. Ele era genro da família Nalbach, lutou contra o fascismo e foi assassinado em Auschwitz em 1944. Durante esta cerimônia, Lana Dingert falou sobre seu destino. O último obstáculo foi colocado na Engelfanger Straße 13 para Fritz Klein, um social-democrata e combatente da resistência que foi executado em 1944. Essas realocações foram acompanhadas por estudantes e membros do grupo do projeto com contribuições biográficas e momentos de lembrança.
Parentes, políticos locais e cidadãos interessados participaram das cerimônias. Os eventos foram acompanhados musicalmente por Toni Henkes e Josef Groß. Os patrocínios para os obstáculos foram assumidos por parentes e pela filial local do SPD na Ritterstraße. A prefeita Denise Klein agradeceu o empenho de todos os envolvidos.
Outro aspecto importante da cultura da memória foi uma devoção à qual a paróquia protestante de Kölln convidou as pessoas a participarem após a mudança para a Igreja de São Martinho em Köllerbach. O diácono Daniel Schöneweiß organizou o serviço religioso, enquanto Rita Beyer e Rudolf Hahn estiveram envolvidos na liturgia. O Dr. Burkhard Jellonnek sensibilizou o público durante o processamento e enfatizou a importância da lembrança.
Obstáculos e seu significado
Gunter Demnig, o iniciador deste projecto, colocou mais de 90.000 obstáculos na Europa desde a década de 1990. Estas pedras memoriais quadradas, incrustadas na calçada, homenageiam não só as vítimas judias, mas também aqueles que foram perseguidos politicamente, ciganos, sinti, homossexuais e muitos outros grupos de vítimas do nacional-socialismo. Stolpersteine é considerado o maior memorial descentralizado do mundo e pode ser encontrado em mais de 1.800 municípios na Alemanha e em 29 outros países.
O financiamento provém de donativos e de um valor de 120 euros por pedra para produção e assentamento. Há também campanhas de limpeza em dias memoriais importantes para manter os obstáculos na memória. Também foi iniciado um aplicativo que fornece informações sobre mais de 35.000 pedras memoriais na Alemanha desde novembro de 2022. Martin Schmidt está disponível como pessoa de contato para aqueles interessados em participar do acordo com o destino ou em assumir patrocínios.