Renânia-Palatinado com medo: as ameaças de bomba às escolas aumentam!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Na Renânia-Palatinado, foram recebidas ameaças de bomba em mais de 50 escolas desde 26 de maio de 2025. A polícia está a investigar.

In Rheinland-Pfalz sind seit dem 26. Mai 2025 Bombendrohungen an über 50 Schulen eingegangen. Die Polizei ermittelt.
Na Renânia-Palatinado, foram recebidas ameaças de bomba em mais de 50 escolas desde 26 de maio de 2025. A polícia está a investigar.

Renânia-Palatinado com medo: as ameaças de bomba às escolas aumentam!

Desde sexta-feira, 26 de maio de 2025, inúmeras ameaças de bomba foram recebidas em várias escolas da Renânia-Palatinado. A polícia fala em uma “onda de ameaças” que atingiu todo o estado na semana passada. Pelo menos 39 escolas receberam e-mails ameaçadores na manhã de segunda-feira que pareciam vir do mesmo endereço de e-mail. Estes e-mails ameaçadores são idênticos aos que foram enviados para toda a Alemanha na sexta-feira.

Como resultado das ameaças, escolas em diversas regiões são afetadas, incluindo a área da cidade de Trier com 16 escolas, Kaiserslautern com oito, Koblenz com sete a oito escolas, bem como Mainz e o distrito de Mainz-Bingen, onde um total de oito escolas são afetadas. Esta situação faz parte de uma série de ameaças de grande alcance que também ocorreram noutros estados federais, como a Renânia do Norte-Vestefália, a Baviera, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental e a Saxónia, bem como na Áustria.

Primeiras ameaças e a reação das autoridades

Duas escolas na região de Trier foram confrontadas com ameaças semelhantes na sexta-feira. No fim de semana, sete escolas do Alto e Sul do Palatinado também receberam e-mails ameaçadores. Até agora, mais de 50 instalações, principalmente escolas, foram afetadas. Apesar do elevado número de ameaças, o Gabinete de Polícia Criminal do Estado da Renânia-Palatinado (LKA) não classifica as ameaças como graves, mas processa-as criminalmente. A LKA está trabalhando na identificação do culpado por meio de provedores de internet.

As medidas tomadas pela polícia e pelas escolas vão desde buscas até a interrupção das aulas. Embora algumas escolas mandassem os alunos para casa, outras puderam continuar as aulas sob supervisão. O Ministro da Educação, Sven Teuber (SPD), condena as ameaças como “ataques desprezíveis” e garante o seu apoio às escolas afetadas.

Avaliação global da situação

Apesar da grave situação, a polícia está optimista de que não são esperadas acções concretas devido ao elevado número de ameaças. No entanto, todas as ameaças são levadas a sério e professores e alunos devem estar preparados para uma emergência. A situação permanece tensa enquanto a investigação continua para encontrar o autor do crime.

Para mais informações sobre as ameaças de bomba na Renânia-Palatinado, você pode ler os relatórios de tagesschau.de e Spiegel.de consultar.