Renânia-Palatinado Verde: Conferência partidária de três dias sobre a visão futura para 2026!
Os Verdes da Renânia-Palatinado discutirão seu programa eleitoral para as eleições estaduais de 2026 em Bingen, nos dias 8 e 9 de novembro de 2025.

Renânia-Palatinado Verde: Conferência partidária de três dias sobre a visão futura para 2026!
As reuniões decisivas dos delegados dos Verdes da Renânia-Palatinado acontecerão em Bingen am Rhein nos dias 8 e 9 de novembro de 2025, onde serão votadas as questões centrais para as próximas eleições estaduais de março de 2026. Cerca de 210 delegados são esperados na conferência do partido para discutir e decidir sobre o projecto de programa eleitoral. Este projeto centra-se nos desafios sociais, como a proteção climática, ambiental e da natureza, bem como a promoção da democracia, da mobilidade e da habitação a preços acessíveis, como relata Tagesschau.
Com um objectivo claro em mente, os Verdes querem desenvolver um programa justo, ecológico e orientado para o futuro. Este processo começou em 15 de março de 2025 com uma conferência do conselho distrital e incluiu vários workshops e formatos de participação, incluindo um dia prático em Mainz. Os resultados destes eventos foram amplamente incorporados no projecto de programa, cuja versão final será agora determinada na conferência do partido. As alterações poderão ser apresentadas até 25 de outubro, conforme observa o RLP Verde.
Eleições e pesquisas
As eleições estaduais na Renânia-Palatinado estão marcadas para 22 de março de 2026, e as pesquisas atuais mostram que a aliança governamental existente dos Verdes, SPD e FDP já não tem maioria. Na última pesquisa SWR, os Verdes alcançaram apenas 10 por cento. Este é um desenvolvimento alarmante para o partido, que faz parte do governo há mais de 14 anos, pois mesmo uma possível aliança bipartidária com a CDU não garantiria uma maioria. Os Verdes são atualmente o terceiro maior partido do país, atrás da CDU e do SPD.
No entanto, o número de membros do Partido Verde continua a aumentar, indicando um maior interesse e envolvimento entre a população. Com mais de 7.800 membros, os Verdes atingiram um número recorde e registaram um aumento de 25 por cento no ano passado; isto indica um apoio estável entre o eleitorado.
Liderança e palestrantes convidados
Katrin Eder, atual ministra estadual do Meio Ambiente, foi eleita a principal candidata e fará um discurso importante no sábado. Além disso, Britta Haßelmann, presidente do grupo parlamentar Verde, aparecerá como oradora convidada para dar mais impulso aos delegados e enriquecer a discussão.
O partido Renânia-Palatinado e a campanha eleitoral parecem estar em pleno andamento, à medida que os Verdes tentam afirmar-se num ambiente político em mudança. Ao considerar possíveis coligações governamentais, torna-se claro que uma variedade de factores influenciarão o futuro governo estadual. Dada a barreira existente de cinco por cento, a distribuição de assentos no parlamento poderia teoricamente mudar, o que abriria novas possibilidades de coligação, como também observado em DAWUM.