Apple abre as portas: código-fonte Darwin disponível para desenvolvedores!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Apple lança código-fonte da subestrutura Darwin com atualizações para macOS Sequoia 15.5; mudanças importantes e novos recursos.

Apple veröffentlicht Quellcode des Darwin-Unterbaus mit Updates für macOS Sequoia 15.5; wichtige Änderungen und neue Features.
Apple lança código-fonte da subestrutura Darwin com atualizações para macOS Sequoia 15.5; mudanças importantes e novos recursos.

Apple abre as portas: código-fonte Darwin disponível para desenvolvedores!

A Apple lançou o código-fonte atualizado da subestrutura Darwin para desenvolvedores e usuários interessados em 22 de maio de 2025. Isso aconteceu apenas uma semana e meia após o lançamento do macOS Sequoia 15.5, uma atualização que corrige vários bugs e vulnerabilidades de segurança, além de remover o suporte AFP, como macgadget.de relatado. A parte Darwin do sistema operacional Mac consiste parcialmente em componentes de código aberto, dando aos desenvolvedores a oportunidade de participar ativamente do desenvolvimento.

A versão inclui código-fonte para componentes centrais como o kernel (XNU), drivers e o sistema de impressão CUPS, bem como o mecanismo de renderização WebKit. Muitos pacotes de código aberto, incluindo Apache, Bash, OpenLDAP, OpenSSH, OpenSSL, Perl, Python, Ruby e Zsh, também são acessíveis através do site de código aberto da Apple. O objetivo da Apple com esta transparência é encorajar os desenvolvedores da comunidade de código aberto a colaborar e fornecer feedback.

Novos recursos no macOS Sequoia 15.5

A atualização para o macOS Sequoia 15.5 não traz apenas atualizações de segurança, mas também inúmeras novas funções. De acordo com support.apple.com, esta versão é recomendada para todos os usuários, pois contém importantes correções de bugs e atualizações de segurança. Novos recursos incluem a capacidade de criar filmes a partir de fotos usando o Apple Intelligence Memory e uma nova opção de estilo de esboço no Image Playground.

Também há melhorias no aplicativo Mail com um novo recurso de categorização e opções ampliadas de organização e filtragem na Biblioteca de Fotos. A Apple também adicionou outros recursos, como Resposta Inteligente em Mail e Mensagens, bem como legendas dinâmicas e interações Siri com viva-voz.

Desenvolvimentos futuros e macOS 16

A Apple já está planejando a próxima versão de seu sistema operacional: o macOS 16 deverá ser apresentado na conferência de desenvolvedores WWDC25 no próximo mês. Esta versão pode se concentrar exclusivamente em Apple Silicon Macs. De acordo com as informações atuais, a versão 15.6 está prevista para julho de 2025 e a versão 15.7 para setembro, paralelamente ao lançamento do macOS 16.0.

No geral, a atualização contínua do código-fonte e o lançamento de novos recursos mostram que a Apple continua seu compromisso com a comunidade de desenvolvedores e com a segurança de seus usuários. A integração de novas ferramentas e funcionalidades reflete o compromisso da Apple em melhorar a usabilidade e a criatividade nas suas plataformas.