Fale sobre o futuro em Zimmerbach: os cidadãos moldam ativamente o desenvolvimento da aldeia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Diálogo com os cidadãos sobre o desenvolvimento das aldeias em Zimmerbach: os alunos desenvolvem conceitos futuros para Durlangen-Zimmerbach.

Bürgerdialog zur Dorfentwicklung in Zimmerbach: Studierende erarbeiten Zukunftskonzepte für Durlangen-Zimmerbach.
Diálogo com os cidadãos sobre o desenvolvimento das aldeias em Zimmerbach: os alunos desenvolvem conceitos futuros para Durlangen-Zimmerbach.

Fale sobre o futuro em Zimmerbach: os cidadãos moldam ativamente o desenvolvimento da aldeia!

Um evento para discutir o desenvolvimento da aldeia no distrito de Durlangen-Zimmerbach teve lugar recentemente no centro comunitário católico em Zimmerbach. O objetivo do evento era desenvolver um plano de desenvolvimento da aldeia, que foi apoiado por um diálogo cidadão com estudantes da Universidade de Economia e Ambiente de Nürtingen-Geislingen. Este diálogo com os cidadãos foi descrito pelo prefeito Dieter Gerstlauer como um “workshop do futuro” e foi muito popular, como se reflete no elevado número de visitantes e na diversidade de idades. Os participantes tiveram a oportunidade de contribuir com ideias e avaliar sugestões existentes.

No seu discurso, Bernhard Glöckler, da comunidade da aldeia, enfatizou o momento certo para a mudança e enfatizou a necessidade da participação ativa dos cidadãos. Sete temas importantes para o futuro da aldeia foram discutidos em rodas de discussão com duração de 30 minutos cada. Os temas incluíram pontos de encontro, projetos comunitários, o papel dos jovens na aldeia, adaptações climáticas, digitalização, adensamento e vida de clube.

Participação cidadã e ideias

As sugestões dos cidadãos incluíram aspectos importantes como a segurança rodoviária, a necessidade de equipamento desportivo sénior e a criação de uma zona de churrasco. A ideia de troca de roupas e estante chamou especialmente a atenção dos presentes. Além disso, foram discutidas sugestões para mais lugares sentados nas praças das aldeias e das igrejas, bem como ideias para ilhas verdes para sombra e medidas contra ilhas de calor.

Além disso, foi apresentada a apresentação de uma aplicação para telemóvel para networking dos distritos, o que poderá fortalecer o sentido de comunidade. O desenvolvimento de lojas pop-up e máquinas de venda automática para comercializar produtos locais também foi bem recebido. O feedback dos cidadãos e dos estudantes mostrou que o intercâmbio foi considerado positivo e foram identificadas muitas pequenas medidas que poderiam ser implementadas de forma rentável.

A plena participação dos cidadãos reflecte o desejo de participar mais activamente nos processos de tomada de decisão na sua comunidade. Como buergerdialog.org relatórios, muitos cidadãos consideram necessário utilizar eficazmente as competências locais para enfrentar os desafios atuais e futuros, a fim de superar as alterações demográficas e outros problemas sociais e económicos. Estes desafios são particularmente visíveis nas comunidades rurais, que enfrentam frequentemente o declínio da população, bem como o declínio das receitas fiscais e o envelhecimento das infraestruturas.

Foi assim que o prefeito Gerstlauer colocou a questão e a professora Dra. Lisa Küchenl da universidade tem uma mensagem clara: a colaboração participativa entre cidadãos e estudantes pode ser a chave para desenvolver soluções viáveis ​​para o futuro. Resta saber como os impulsos dados se reflectirão em medidas concretas.