Futuro do FCS: luta pelo poder ou promoção – os torcedores exigem participação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

1. O FC Saarbrücken está a planear uma reestruturação para ser promovido à 2ª Bundesliga. As decisões serão tomadas no final de outubro.

Der 1. FC Saarbrücken plant eine Umstrukturierung, um in die 2. Bundesliga aufzusteigen. Entscheidungen fallen Ende Oktober.
1. O FC Saarbrücken está a planear uma reestruturação para ser promovido à 2ª Bundesliga. As decisões serão tomadas no final de outubro.

Futuro do FCS: luta pelo poder ou promoção – os torcedores exigem participação!

Uma conferência de imprensa da direcção executiva do 1. FC Saarbrücken (FCS) teve lugar em Saarbrücken na manhã de quinta-feira. A reunião durou quase três horas e meia e foi liderada pelo presidente Hartmut Ostermann, pelo vice-presidente Salvo Pitino e pelo tesoureiro Dieter Weller. O tema principal da reunião foi a futura direção do clube da terceira divisão e a luta interna pelo poder, que é particularmente caracterizada pelo grupo de torcedores “Virage Est”. Eles exigem que o clube continue a existir e rejeitam a cisão do departamento profissional em uma sociedade de capital, segundo SR.

Ostermann e seu comitê executivo, no entanto, consideram necessária uma cisão para garantir os recursos financeiros necessários para a desejada promoção à 2ª Bundesliga. Apesar de o FCS ter tido a segunda maior receita de publicidade e marketing da liga na temporada passada, eles estão lutando com receitas de público limitadas. A promoção à segunda divisão pode gerar verbas adicionais, mas após quatro tentativas frustradas há dúvidas quanto a isso.

Unidade e diversidade de opiniões

A discussão sobre a reestruturação do clube também está muito presente nas redes sociais. Enquanto o Presidium está a trabalhar no sentido de uma mudança fundamental nos estatutos para permitir a cisão planeada, “Virage Est” formulou as suas próprias exigências. Estes incluem diretores a tempo inteiro nas áreas do desporto, finanças e marketing, que devem ser controladas por um conselho de supervisão forte. O tesoureiro Weller salienta que as fontes de rendimento na terceira divisão são limitadas e que se teme um vácuo de poder financeiro como resultado da cisão.

Outro ponto que anima a discussão é a regra 50+1 da DFB, que garante que o clube fique com a maioria das ações. Ostermann enfatizou que a FCS e.V. continuará a possuir pelo menos 51 por cento das ações. A decisão sobre a orientação futura deverá ser tomada no outono, prevendo-se uma assembleia geral após as férias de outono, onde também serão votadas as necessárias alterações aos estatutos.

Solidariedade e apoio financeiro

Num contexto mais amplo, Ostermann também expressou as condolências da associação aos sobreviventes do policial assassinado Simon Bohr. Por cada bilhete vendido no próximo sábado contra o Aue, um euro será doado à família Bohr. Também será fornecida uma caixa para os parentes e amigos do sócio falecido do clube. A Diretoria Executiva já decidiu por unanimidade pela cisão da área profissional na forma de sociedade por ações, a fim de garantir a base de capital necessária.

  • Die Mitglieder stimmen über drei Satzungsänderungen ab:
  1. Professionalisierung mit starkem Aufsichtsrat und drei Vorständen (Antrag von „Virage Est“).
  2. Ausgliederung in Form einer Kapitalgesellschaft.
  3. Änderung einzelner Paragraphen zur Stärkung der Mitgliederrechte (Antrag von René Kayser).

É necessário um índice de aprovação de 75 por cento para que estas propostas sejam implementadas. Caso nenhuma proposta obtenha esta maioria, a decisão é transferida para o conselho honorário da associação. A cidade de Saarbrücken também pretende conceder ao clube o arrendamento do campo desportivo a partir do verão, embora as condições financeiras para tal ainda tenham de ser determinadas.

No geral, a situação no 1. FC Saarbrücken continua tensa e a próxima assembleia geral será inovadora para o desenvolvimento futuro do clube, isto também é relatado por Saarnews.