Ponte Digital: Estudantes ajudam idosos em Pongau com tecnologia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os alunos apoiam os idosos com questões digitais em Pongau. Novas datas para o projeto “Mobile Phones, Laptops & Co.” fique firme.

Schüler unterstützen Senioren bei digitalen Fragen im Pongau. Neue Termine für das Projekt „Handy, Laptop & Co.“ stehen fest.
Os alunos apoiam os idosos com questões digitais em Pongau. Novas datas para o projeto “Mobile Phones, Laptops & Co.” fique firme.

Ponte Digital: Estudantes ajudam idosos em Pongau com tecnologia!

Em Pongau o projeto “Mobile Phones, Laptops & Co.” do Diakoniewerk foi realizado com grande sucesso. O objetivo do programa é aproximar estudantes e seniores para que os mais novos possam ajudar os mais velhos nas questões digitais. Os alunos apoiam os idosos no atendimento individual, que tem se mostrado extremamente popular. Recentemente, a quinta tarde aconteceu no dia 15 de maio no BG/BRG/BORG St. Johann.

Já foram definidas novas datas para dar continuidade à iniciativa em Pongau. A terceira tarde acontecerá no dia 23 de maio no BORG Radstadt (das 13h00 às 14h45). Também está prevista uma estreia para o dia 4 de junho na Escola de Turismo de Bad Hofgastein, que durará das 14h00 às 17h00. às 16h00 Os interessados ​​são incentivados a se inscrever para poder dar continuidade aos eventos.

Experiências positivas e feedback importante

A professora, Sra. Mayrhofer, ressalta que tanto estudantes quanto idosos se beneficiam desse intercâmbio. Por meio dos encontros, os alunos não só conhecem melhor o uso da tecnologia, mas também sentem a gratidão dos mais velhos. Julia Bergmann, gestora do projeto, enfatiza o papel crucial das escolas, professores e alunos no sucesso do projeto. Além das tardes, também são oferecidos horários de consulta de TI em Flachau e suporte individual 1:1 em casa para melhorar as habilidades digitais dos idosos.

O projecto “Age Competence”, organizado em cooperação com as escolas, prossegue um objectivo semelhante. Horas mensais gratuitas de consulta de smartphones são oferecidas nas escolas participantes. Os alunos auxiliam pacientemente os idosos com dúvidas sobre o uso de smartphones e tablets. A abordagem visa ajudar a reduzir os preconceitos entre gerações e garantir que os idosos possam participar ativamente na vida social, especialmente em tempos de pandemia, que aumentou os sentimentos de solidão.

Promover o intercâmbio geracional

O projeto permite que os participantes mais velhos não só aprendam coisas novas, mas também partilhem as suas próprias histórias enquanto os alunos ouvem com interesse. Alguns estudantes são particularmente populares, por exemplo, um deles tem doença dos ossos frágeis, que é muito popular entre os participantes mais velhos. Há também ajuda ocasional com os trabalhos de casa, o que promove ainda mais o intercâmbio entre gerações.

Mais escolas serão recrutadas para o projeto no futuro. Está também prevista a repetição de ofertas existentes e a criação de um café contador de histórias. A sensibilização contra a fraude, como o chamado truque do neto, também desempenha um papel importante nas etapas futuras. Atualmente, não é necessário qualquer apoio adicional direto, mas novas ideias são sempre bem-vindas para reforçar ainda mais o intercâmbio entre gerações.

Os seguintes dados de contato estão disponíveis para qualquer pessoa interessada em participar do projeto: Julia Bergmann, pelo telefone +43 664 88 1313 40, ou pelo e-mail julia.bergmann@diakoniewerk.at. A aposta nestes projetos é um valioso contributo para o fortalecimento das relações intergeracionais.