Acordo de Schengen comemora 40 anos: Um olhar sobre fronteiras abertas!
No dia 14 de junho de 2025, será celebrado em Schengen o 40º aniversário do Acordo de Schengen. Políticos e membros da realeza comemoram uma Europa aberta e sem fronteiras.

Acordo de Schengen comemora 40 anos: Um olhar sobre fronteiras abertas!
Uma cerimónia que assinala o 40º aniversário do Acordo de Schengen terá lugar no próximo sábado em Schengen, no Luxemburgo. O evento começa às 10h e é bem frequentado; Estarão presentes políticos, bem como o Grão-Duque Henri do Luxemburgo e a Grã-Duquesa Maria Teresa. O Acordo de Schengen foi assinado em 14 de junho de 1985 pela Alemanha, França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos com o objetivo de reduzir gradualmente os controlos fronteiriços e, assim, promover uma Europa aberta.
As estruturas jurídicas do acordo foram estabelecidas em 1990, antes de entrar em vigor em 1995. Hoje, o espaço Schengen inclui 29 países com cerca de 420 milhões de habitantes e simboliza uma Europa sem fronteiras. No entanto, estas conquistas estão atualmente em discussão, especialmente devido ao retorno crítico dos controlos fronteiriços nas fronteiras externas da Alemanha, que se tornou perceptível desde meados de setembro de 2024, especialmente no triângulo fronteiriço da Alemanha, Luxemburgo e França.
Celebração festiva de aniversário e retorno do navio
O aniversário marcará também o regresso do navio histórico Princess Marie-Astrid Europa, no qual o acordo foi assinado em 1985. Este navio foi renovado e modernizado para ser apresentado como parte das celebrações. Além disso, o renovado Museu Europeu de Schengen será inaugurado no sábado, destacando a história e o significado do Acordo de Schengen.
Os desafios da gestão da migração e da segurança das fronteiras externas também estão em destaque. Em 2015, foram registadas até 1,83 milhões de passagens ilegais nas fronteiras externas da UE. Este número caiu para 200.000 em 2021, sublinhando os esforços da UE não só para reforçar o controlo das fronteiras externas, mas também para garantir a eficiência no processamento dos pedidos de asilo. Para apoiar isto, foram criados novos instrumentos e agências.
Iniciativas da UE para a segurança das fronteiras
- Schengener Informationssystem
- Visa-Informationssystem
- Europäische Agentur für die Grenz- und Küstenwache (Frontex)
- System zur Registrierung von Ein- und Ausreisen
Foi dado um passo significativo com o novo orçamento do Fundo de Gestão Integrada das Fronteiras (IBMF), aumentado para 9,88 mil milhões de euros entre 2021 e 2027. Este fundo visa melhorar as capacidades de gestão das fronteiras dos Estados-Membros, salvaguardando simultaneamente os direitos fundamentais. Estas medidas surgem no contexto do Fundo para a Segurança Interna (FSI), que também foi reforçado em 2021 para combater ameaças transfronteiriças como o terrorismo e o crime organizado.
Além disso, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS), que rastreia os viajantes isentos de visto antes da sua chegada à UE, deverá estar operacional em meados de 2025. Os eurodeputados também aprovaram planos para dotar a Agência Europeia da Guarda Costeira e de Fronteiras com um corpo permanente de 10.000 guardas de fronteira até 2027. A UE O desafio continua a ser dominar o equilíbrio entre a liberdade e a segurança dos seus cidadãos.