Coragem para usar a agulha! Mulher do Sarre salva vidas apesar da fobia de agulhas

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Uma mulher do Sarre doa células-tronco para uma jovem de 28 anos na Austrália, apesar de sua fobia de agulhas. Inscrição possível na Fundação Stefan Morsch.

Eine Saarländerin spendet trotz Nadelphobie Stammzellen für einen 28-Jährigen in Australien. Registrierung bei Stefan-Morsch-Stiftung möglich.
Uma mulher do Sarre doa células-tronco para uma jovem de 28 anos na Austrália, apesar de sua fobia de agulhas. Inscrição possível na Fundação Stefan Morsch.

Coragem para usar a agulha! Mulher do Sarre salva vidas apesar da fobia de agulhas

Kathi Savioli, de Friedrichsthal, de 29 anos, tomou recentemente uma decisão impressionante: ela está se tornando uma doadora de células-tronco. Savioli esteve presente em evento Fundação Stefan Morsch registrado sem ter grandes expectativas. Ao receber a ligação informando que era elegível para ser doadora, ela não hesitou e decidiu doar imediatamente. Isso aconteceu em um centro de coleta em Mannheim.

O método de coleta de células-tronco que Savioli conheceu foi a coleta periférica de células-tronco, na qual as células-tronco são coletadas através do sangue. Antes da remoção, ela teve que injetar medicamentos por vários dias para estimular a produção de células-tronco. Apesar da fobia de agulhas, que pesava muito sobre ela, ela não deixou que o medo a impedisse e aceitou as injeções.

O caminho para a doação de células-tronco

As células-tronco extraídas foram transportadas para a Austrália em 72 horas, onde foram destinadas a um homem de 28 anos com necessidade urgente de doação. Savioli tem demonstrado ser um modelo e gostaria de encorajar outros a registarem-se também. A inscrição na Fundação Stefan Morsch é possível a qualquer momento para pessoas saudáveis ​​entre 16 e 40 anos e é feita simplesmente através da coleta de uma amostra de saliva.

A fundação, fundada em 1986 por Hiltrud e Emil Morsch, foi o primeiro banco de dados de doadores de células-tronco na Alemanha. Seu objetivo é encontrar um doador adequado para cada paciente e oferecer às famílias afetadas um apoio abrangente. A fundação tem atualmente cerca de 480 mil pessoas cadastradas como potenciais doadores de células-tronco; Todos os anos, cerca de 500 deles ajudam um paciente.

Antecedentes e significado da doação de células-tronco

Na Alemanha, cerca de 11.000 pessoas são diagnosticadas com cancro do sangue (leucemia) todos os anos, incluindo muitas crianças. Um transplante de células-tronco ou medula óssea costuma ser a única opção de sobrevivência para esses pacientes. O Registro Alemão de Doadores de Células-Tronco do Sangue do Cordão Umbilical, fundado em 1996, oferece outra opção de tratamento, especialmente para pacientes pequenos. Amostras de sangue do cordão umbilical são coletadas aqui e listadas anonimamente no Registro Central de Doadores de Medula Óssea na Alemanha.

A Fundação Stefan Morsch desempenha um papel crucial na obtenção de doadores de células estaminais e é financiada através de doações. As suas conquistas significativas, como a abertura do seu próprio laboratório de HLA e centro de colheita, demonstram o seu desenvolvimento contínuo e compromisso com os pacientes afetados.

Com o seu compromisso, Kathi Savioli está ajudando a aumentar a conscientização sobre a urgência e a importância das doações de células-tronco. Sob o lema “Seja um herói – torne-se um doador de células-tronco!” Cada vez mais pessoas são chamadas a registar-se e a salvar vidas.