Choque de gelo pela manhã, onda de calor à tarde: Renânia-Palatinado em caos climático!
A Renânia-Palatinado está passando por uma mudança extrema no clima: do choque de geada a uma onda de calor com temperaturas acima de 30 graus. Previsões meteorológicas para maio de 2025.

Choque de gelo pela manhã, onda de calor à tarde: Renânia-Palatinado em caos climático!
A Renânia-Palatinado experimenta uma mudança dramática no clima no final de maio. Numa fase que se caracterizou por perigosas geadas no solo, com temperaturas tão baixas quanto -5 graus, uma onda de calor superior a 30 graus é agora iminente. Alto Mercúrio O especialista em clima Dominik Jung, do “wetter.net”, prevê uma rápida transição das noites geladas para as temperaturas do verão.
As noites na região são atualmente excepcionalmente frias, com as temperaturas do solo caindo às vezes até -5 graus. Este clima representa um risco de danos à natureza, especialmente na agricultura e na viticultura Ludwigshafen24. Os vales onde o risco de geada é maior estão particularmente em risco.
Incerteza causada pelo caos climático
Mais caos climático é anunciado para sexta-feira, 23 de maio. Perto do solo, as temperaturas podem até ficar entre 0 e -1 graus. Esta geada pode não só afectar a natureza, mas também tem o potencial de danificar plantas sensíveis. Na sexta-feira, a depressão “Magnus” também trará tempo tempestuoso, especialmente no norte, onde são esperadas rajadas até 70 km/h.
Embora as temperaturas máximas na sexta-feira fiquem entre 12 e 18 graus, o risco de geadas permanece nas primeiras horas. No sábado, 24 de maio, podem ser esperadas temperaturas entre os 17 e os 20 graus, antes que as condições mudem a partir de domingo, 25 de maio, e não haja mais risco de geadas.
Perspectivas para o próximo verão
Maio de 2025 já é um dos meses mais secos desde que os registros meteorológicos começaram, há 144 anos. Prevê-se alguma chuva, especialmente no norte e na orla dos Alpes, mas não se prevê precipitação significativa no resto da Renânia-Palatinado. A partir de meados da próxima semana, as temperaturas subirão de forma constante, com máximas na sexta-feira, 30 de maio, entre 20 e 28 graus. No sábado seguinte, 31 de maio, poderá até chegar aos 32 graus.
Com o início meteorológico do verão, em 1º de junho, é esperada a primeira onda de calor, que poderá trazer máximas entre 30 e 33 graus. Espera-se que o ar quente que flui da França e da Espanha para a Alemanha traga um clima quente e úmido, acompanhado de possíveis aguaceiros. As condições meteorológicas na Renânia-Palatinado requerem atenção absoluta, pois podem mudar drasticamente nos próximos dias.