Primeiro Dia Nacional dos Veteranos: Koblenz celebra nossos heróis!
O primeiro Dia Nacional dos Veteranos acontecerá em Koblenz em 15 de junho de 2025 para homenagear mais de dez milhões de veteranos.

Primeiro Dia Nacional dos Veteranos: Koblenz celebra nossos heróis!
O primeiro Dia Nacional dos Veteranos será comemorado em Koblenz no dia 15 de junho de 2025, organizado pela associação EinsatzVeteranen. Esta homenagem recém-introduzida serve para reconhecer os mais de dez milhões de veteranos da Bundeswehr. O Bundestag decidiu celebrar o Dia dos Veteranos em 25 de abril de 2024, a fim de aumentar a visibilidade e aceitação dos veteranos na sociedade. Há um ano que trabalhamos para este dia e acontecerá na mesma data todos os anos.
A celebração central acontece na Jesuitenplatz, em Koblenz, e é ainda acompanhada por numerosos convidados proeminentes da política, da sociedade e da Bundeswehr, incluindo o Inspetor Geral do Exército, Alfons Mais. O programa de apoio musical é organizado pelo Koblenz Army Music Corps e pelo Trier Reservist Music Platoon. De acordo com o Dr. For Walter Altherr, um veterano, este dia representa um sinal há muito esperado da sociedade para os soldados. Wolfgang Bender, outro veterano, também apela a mais reconhecimento social e a um conceito positivo de patriotismo.
Ações e desafios em todo o país
Cerca de 100 eventos estão planejados em todo o país, com o programa principal acontecendo em Berlim, em frente ao edifício do Reichstag. Neste contexto, é também enfatizada a necessidade de apoiar a Bundeswehr com até 60.000 soldados adicionais para novos objectivos de planeamento da NATO, uma vez que a Alemanha tem actualmente um problema de pessoal na Bundeswehr.
No entanto, o Dia dos Veteranos não é um dia de adoração de heróis, mas sim um reconhecimento apropriado dos serviços prestados por antigos e activos soldados na defesa da liberdade e da democracia. O Comissário Militar Henning Otte (CDU) descreveu o Dia dos Veteranos como um importante sinal de apreço pelas tropas. Em contraste com as tradições dos EUA e dos Países Baixos, na Alemanha vemos o início de uma comemoração que abrange toda a sociedade e que anda de mãos dadas com uma responsabilidade histórica diferente.
Críticas e debate social
Apesar do acordo geral, também existem vozes críticas. Dietmar Bartsch, da esquerda, alerta contra a militarização da sociedade e apela a uma desescalada da retórica e das operações militares. Estes comentários críticos apontam para a complexa relação entre a sociedade e as forças armadas na Alemanha.
Robert Müller, outro veterano que serviu como soldado de elite durante mais de 20 anos e participou em operações no Kosovo e no Afeganistão, é particularmente destacado. Recentemente, organizou uma corrida de 350 quilómetros de Hamburgo a Berlim para homenagear os seus camaradas e aumentar a sensibilização para os desafios que muitos veteranos enfrentam, incluindo lesões psicológicas e a luta pelo reconhecimento. Os eventos em torno do Dia dos Veteranos são vistos como um começo de reflexão e gratidão.