Merzig perde internação psiquiátrica: o que acontece com os pacientes?
A clínica SHG em Merzig encerrará a sua unidade psiquiátrica de internamento a partir de 1 de junho devido a problemas de pessoal e dificuldades financeiras.

Merzig perde internação psiquiátrica: o que acontece com os pacientes?
A Clínica SHG em Merzig fechará temporariamente sua unidade psiquiátrica de internação no dia 1º de junho. Esta decisão foi confirmada ontem pela administração, de acordo com uma reportagem do Saarbrücker Zeitung. O fechamento é uma resposta a problemas contínuos de pessoal que são conhecidos há algum tempo. Há dois anos que a Merzig Psychiatry emprega principalmente médicos remunerados, o que significa que os custos quase triplicaram.
No geral, todos os pacientes psiquiátricos internados devem ser transferidos para a clínica SHG em Völklingen. A clínica já ocupou mais de 20 camas lá, e as restantes oito camas em Merzig estão agora a ser acrescentadas. O ministro da Saúde, Magnus Jung (SPD), enfatizou a importância de cuidar de pessoas com doenças mentais perto de casa e informou o Ministério da Saúde sobre a situação. Procuram-se urgentemente soluções alternativas para garantir que o mandato de fornecimento do SHG seja cumprido.
Antecedentes do encerramento
O encerramento da unidade de internamento psiquiátrico surge num contexto de desafios financeiros. A Clínica Merziger SHG está em dificuldades financeiras há muito tempo e pediu falência no verão de 2023. A clínica planejou originalmente fechar completamente os serviços de obstetrícia e psiquiátrica, mas decidiu manter os cuidados básicos. Devido à capacidade total, muitas vezes não era possível acomodar pacientes agudos.
Um procedimento de autoadministração está em execução ao mesmo tempo e foi aberto em 1º de outubro de 2023. Alto [shg-kliniken.de](https://www.shg-kliniken.de/pressemitigung/insolvenzplan-verabschiedet-shg-klinikum-merzig-schli est-self-administration-procedure-successful-from/?tx_news_pi1%5BactbackPid%5D=1&cHash=d47ef7109bcd61c17dfd6147c26c4f6f) O plano de insolvência foi aceito por unanimidade por todos os credores e confirmado pelo tribunal distrital de Sulzbach. O procedimento deverá ser suspenso em abril de 2024.
Perspectivas futuras
O SHG continuará a concentrar-se nos desafios operacionais e nas medidas de reestruturação, com o Diretor Geral Bernd Mege a enfatizar a importância do plano de insolvência para uma reestruturação sustentável. Está previsto que o SHG continue a ser o principal acionista com 74,9%, enquanto o distrito de Merzig-Wadern assumirá 25,1% das ações. O objectivo é garantir um hospital completo em Merzig e melhorar a qualidade dos cuidados a longo prazo.
Com esta medida, a clínica está a responder aos crescentes desafios causados pelas quedas de rendimento relacionadas com o coronavírus, pelo declínio das vendas e pelo aumento dos custos devido à inflação e às crises geopolíticas, como a guerra na Ucrânia.
A situação continua tensa e os responsáveis estão a trabalhar para encontrar soluções que garantam cuidados de saúde mental na região no futuro. SR.de relata que os problemas com o pessoal e a estabilidade financeira da clínica terão de ser abordados intensamente nas próximas semanas.