Arte e cultura despertam: Damra abre portas para o verão!
O Centro Cultural Damra, próximo a St. Wendel, abre programa de verão com oficinas, palestras e eventos para todas as faixas etárias.

Arte e cultura despertam: Damra abre portas para o verão!
O Damra, antiga casa e ateliê do casal de artistas Felicitas Frischmuth e Leo Kornbrust, abre suas portas e se torna um centro cultural de arte e literatura. A Fundação Frischmuth/Kornbrust – Escultura e Poesia foi fundada para preservar o legado destes dois artistas. Esta instituição cultural está localizada em um vale pitoresco perto de St. Wendel e é enriquecida por um emocionante programa de verão.
O programa de verão da fundação oferece inúmeros eventos que pretendem atrair todas as pessoas interessadas em arte e literatura. É assim que acontece20 de junho de 2025Às 18h haverá uma palestra intitulada “Damra” de Cornelieke Lagerwaard. A entrada custa 5 euros e não é necessária inscrição prévia. Segue-se uma visita guiada ao Simpósio Internacional de Escultura em Pedra28 de junho de 2025às 15h00, também com taxa de participação de 5 euros.
Ofertas diversas para crianças e jovens
Um foco particular está na promoção da criatividade das crianças. Sobre11 de julho de 2025Haverá um comício de esculturas para crianças dos 10 aos 14 anos. As inscrições devem ser feitas até 7 de julho. Estão disponíveis uma oficina criativa para crianças a partir dos 7 anos, a “Sachenmacherwerkstatt”, bem como outra oficina intitulada “Pappenstil”.15 de julho de 2025e17 de julho de 2025previstas, ambas com taxa de participação de 15 euros e inscrições a partir de 23 de junho. Sobre18 de julho de 2025Crianças de 8 a 12 anos podem participar de oficina de teatro.
Além disso, em9 de agosto de 2025Uma leitura é oferecida para crianças a partir de 4 anos. Finalmente, os visitantes podem esperar um festival de verão no Damra14 de setembro de 2025, que é aberto a todos com atividades práticas e um tour público. O Damra tornar-se-á assim um ponto central de encontro de artistas e escritores e está a ser convertido num centro cultural e de encontro.
Lembrança de uma tradição artística
A fundação não só oferece insights sobre arte, mas também conecta aspectos históricos da criação artística na região. Leo Kornbrust, que fundou o Simpósio Internacional de Escultura em Pedra em 1971, reuniu artistas de seis países para criar obras de arte significativas em pedra. Este simpósio comemora este ano o seu 50º aniversário e está intimamente ligado à criação de um percurso de escultura que percorre a Terra de São Wendeler e oferece um amplo espaço para a internacionalidade da arte. As ruas são dedicadas a um pioneiro do modernismo, Otto Freundlich, cuja visão de uma rua escultural conectando os povos floresceu durante a década de 1930.
A rota da escultura, que se estende de St. Aubin-sur-Mer a Moscou, é caracterizada pelo toque local e internacional e atrai visitantes interessados em arte. A programação do aniversário também inclui uma exposição no Museu St. Wendel que homenageia a obra gráfica de Leo Kornbrust, juntamente com fotografias e material cinematográfico que dão vida às suas importantes obras.
Todas as informações sobre os eventos e o sítio cultural Damra podem ser encontradas no site da fundação damra.de disponível. Para consultas, as informações de contato estão disponíveis em: Am Symposion 1, 66606 St. Wendel, Tel. 06851 93 789 63 e e-mail: info@strasse-der-skulpturen.de.