Neunkirchen-Seelscheid: revogada a decisão do Conselho sobre o alojamento de refugiados!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Neunkirchen-Seelscheid: A decisão do Conselho sobre o alojamento de refugiados em Höfferhof deve ser votada novamente. Informações sobre a próxima reunião em 10 de julho.

Neunkirchen-Seelscheid: Ratsbeschluss zur Geflüchtetenunterkunft am Höfferhof muss neu abgestimmt werden. Informationen zur anstehenden Sitzung am 10. Juli.
Neunkirchen-Seelscheid: A decisão do Conselho sobre o alojamento de refugiados em Höfferhof deve ser votada novamente. Informações sobre a próxima reunião em 10 de julho.

Neunkirchen-Seelscheid: revogada a decisão do Conselho sobre o alojamento de refugiados!

Em Neunkirchen-Seelscheid, o alojamento dos refugiados é o foco dos debates políticos. A atual decisão do conselho de construir um novo complexo habitacional transitório no campo desportivo de Höfferhof deve ser revogada devido a deficiências formais. A prefeita Nicole Berka anunciou isso. A Câmara Municipal voltará a tratar do assunto no dia 10 de julho de 2025 para tomar a decisão correta na parte pública da reunião. Esta etapa necessária ocorre depois que o item relevante da agenda foi incluído incorretamente na parte não pública da última reunião em 10 de abril de 2025, o que não é permitido de acordo com o código municipal da Renânia do Norte-Vestfália. Diário da Cidade de Colônia relata que as circunstâncias históricas destacam a necessidade urgente de reavaliação.

O alojamento planeado em Höfferhof destina-se a oferecer espaço para até 84 refugiados e faz parte de uma abordagem mais ampla para exceder os limites de capacidade das soluções provisórias existentes, especialmente no local comercial Neunkirchen-Süd. Desde 2022, mais de 1,1 milhões de pessoas fugiram para a Alemanha, principalmente da Ucrânia. O município de Neunkirchen gostaria de cumprir a sua obrigação de acomodar aqueles que procuram protecção e, ao mesmo tempo, lutar por uma descentralização do alojamento. O objetivo é aliviar as instalações existentes e responder melhor às necessidades dos refugiados. Um primeiro projecto bem sucedido no distrito de Hochhausen já apoia este objectivo. nk-se.de salienta que as novas soluções de habitação modular oferecem áreas sanitárias e de cozinha próprias, permitindo assim aos refugiados com direito a manter um maior grau de independência.

Votos políticos locais e participação cidadã

O prefeito Berka deu especial ênfase à transparência e ao envolvimento dos cidadãos no planeamento. Neste contexto, realizou-se em Janeiro um evento de informação ao cidadão, no qual as sugestões da população foram incorporadas no planeamento posterior. Além disso, está previsto um evento informativo aos moradores no próximo dia 25 de junho de 2025 para informar os moradores sobre as obras e seus potenciais impactos.

Independentemente dos desenvolvimentos em Höfferhof, a iniciativa departamental de construir alojamentos em Hochhausen não é afetada pela reclamação. A Câmara Municipal decidiu implementar este projeto em dezembro de 2024, após a disponibilização de ofertas concretas. O objectivo é satisfazer a necessidade crescente de alojamento para refugiados, promovendo ao mesmo tempo o alojamento temporário nas antigas instalações de Thurn, em Neunkirchen-Süd.

Em resumo, o desenvolvimento urbano na área de alojamento de refugiados em Neunkirchen-Seelscheid continua emocionante e necessário, mas levanta inúmeras questões sobre a prática municipal e a comunicação com os cidadãos. A decisão sobre a realização do alojamento em Hochhausen e do novo complexo habitacional transitório em Höfferhof deverá ser tomada em 10 de julho de 2025.