O mestre cabeleireiro de Merchweiler está brigando: onde estão os candidatos?
O mestre cabeleireiro em Illingen luta contra a escassez de trabalhadores qualificados: causas, desafios e soluções no dia a dia do salão.

O mestre cabeleireiro de Merchweiler está brigando: onde estão os candidatos?
A procura de pessoal adequado para salões de cabeleireiro está a tornar-se cada vez mais desafiadora na Alemanha. Um exemplo atual é a mestre cabeleireira Monika Mark, de Merchweiler, que há meses procura um novo funcionário. De acordo com um relatório do Jornal Saarbrücken O escritório e centro de emprego anunciou 55 candidatos para entrevistas. Contrariamente ao elevado número de relatos de entrevistas antecipadas, apenas duas pessoas se apresentaram: um jovem sírio sem conhecimentos básicos de cabeleireiro e outro homem com muito poucos conhecimentos de alemão.
O cargo acabou permanecendo vago, o que representou desafios significativos para Monika Mark. Mas a situação não se limita apenas a um salão – reflecte uma tendência de longo alcance que os cabeleireiros e cabeleireiros de todo o país estão a enfrentar. A escassez de competências é um desafio constante, particularmente agravado pelos efeitos da pandemia.
Escassez de mão de obra qualificada na indústria de cabeleireiro
Como a plataforma Jobberie relatórios, os salões de cabeleireiro têm procurado cada vez mais funcionários desde a pandemia. Em alguns estados federais, os cabeleireiros e maquilhadores foram colocados na lista de escassez de competências, a fim de facilitar a integração de trabalhadores de países terceiros. A necessidade de cabeleireiros é particularmente maior nos estados federais ocidentais do que nos estados orientais.
As estatísticas mostram que a indústria de cabeleireiro na Áustria, que tinha cerca de 8.886 empresas e 15.038 empregos em 2021, sofreu um declínio nos números do emprego. Este desenvolvimento é acompanhado por um elevado nível de rotatividade no setor, uma vez que muitas empresas têm de lutar contra os baixos salários e a pressão sobre os preços dos salões baratos. Muitas vezes a remuneração não é suficiente, o que explica a oscilação dos empregados. As gorjetas, que são uma importante fonte de renda para muitos funcionários, nem sempre são garantidas.
Desafios para a indústria
A indústria também enfrenta desafios como horários de trabalho não familiares e reações alérgicas entre aprendizes. Os especialistas apelam a mais publicidade da profissão de cabeleireiro nas escolas e a melhores perspectivas, a fim de aumentar a atratividade das profissões. Em Viena, por exemplo, 37 salões procuram atualmente um sucessor, o que representa 13,12% de todas as empresas cotadas na cidade.
A escassez de trabalhadores qualificados na indústria do cabeleireiro é um problema complexo que requer uma variedade de soluções. A experiência de Monika Mark na Merchweiler sublinha a urgência de melhorar a atractividade da profissão, a fim de atrair as gerações futuras para este importante sector de serviços. A discussão sobre a escassez de trabalhadores qualificados permanece actual e requer atenção e abordagens criativas para a resolver.