Migração de guindastes em risco: a gripe aviária causa alarme no Sarre!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Eppelborn relata sobre um guindaste doente com gripe aviária. Especialistas alertam para a propagação e estão tomando medidas.

Eppelborn berichtet von einem kranken Kranich mit Vogelgrippe. Experten warnen vor Ausbreitung und ergreifen Maßnahmen.
Eppelborn relata sobre um guindaste doente com gripe aviária. Especialistas alertam para a propagação e estão tomando medidas.

Migração de guindastes em risco: a gripe aviária causa alarme no Sarre!

A migração de grous sobre a Alemanha este ano está a ser ofuscada pela preocupante propagação da gripe aviária. Em vários estados federais, incluindo Brandemburgo e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, as autoridades encontraram um aumento na taxa de mortalidade entre estas aves majestosas. O Instituto Friedrich Löffler (FLI) detectou gripe aviária em grous mortos, uma forma grave de gripe aviária (HPAIV) que é particularmente fatal para aves domésticas. Esta situação preocupante é ainda agravada pelo relato de milhares de grous mortos na Alemanha, representando um nível de doença até então desconhecido para o país. Geografia relatado.

Quase 1.000 grous mortos foram recuperados no norte de Brandemburgo, enquanto mais de 500 aves mortas foram encontradas num reservatório entre a Turíngia e a Saxónia-Anhalt. Mais de 100 guindastes mortos também foram documentados no distrito dos lagos de Mecklenburg. Os especialistas alertam que o pico de descanso do guindaste ainda está por vir e novos casos podem ser esperados. Estima-se que o número de grous mortos possa subir para 2.000, o que causou epidemias semelhantes no passado em países como Hungria e Israel. Espelho confirmado.

Respostas e medidas de contenção

Os desenvolvimentos já suscitaram reações por parte das autoridades. Em alguns distritos, especialmente em Brandeburgo, está a ser considerada a possibilidade de exigir que as aves de capoeira sejam mantidas em estábulos, a fim de reduzir o risco de propagação da doença. Em Eppelborn, Sarre, morreu um guindaste infectado com gripe aviária, confirmado pelo Ministério do Meio Ambiente do Sarre. O FLI verifica se a gripe aviária é particularmente perigosa.

A situação levou o santuário de aves selvagens em Püttlingen a parar de recolher aves. Os activistas dos direitos dos animais estão a expressar a preocupação de que os grous infectados possam potencialmente infectar outras espécies de aves. O Ministério do Meio Ambiente fez recomendações urgentes: Aves mortas ou doentes não devem ser tocadas, e se tais avistamentos, especialmente de aves aquáticas, forem relatados, é urgentemente necessário reportá-los à Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor (LAV).

Recomendações de higiene para a população

O Ministério do Meio Ambiente também pede cautela. Pessoas que tenham entrado em contato com aves mortas ou doentes devem realizar limpeza completa das mãos com sabão e desinfetantes e evitar granjas avícolas por 48 horas para evitar possível transmissão do vírus. Esta condição também tem impacto na avicultura, uma vez que as aves comerciais, como as galinhas poedeiras e os gansos, também são afetadas pela propagação. Na Pomerânia Ocidental, por exemplo, 150.000 galinhas poedeiras tiveram de ser mortas em duas grandes explorações.

Embora os dados actualmente recolhidos indiquem um elevado risco de novos surtos em explorações avícolas e aves selvagens, o risco para o público em geral permanece baixo, de acordo com a FLI. No entanto, é aconselhável evitar ao máximo o contacto com aves mortas. As condições que rodeiam a gripe aviária mostram que este vírus já não ocorre apenas nos meses de inverno, durante a migração das aves, mas é agora detectado durante todo o ano.