Arte e natureza: exposição especial começa no Castelo de Homburg!
Experimente a exposição especial “NEW Access” no Castelo de Homburg em 15 de junho de 2025 com oficinas e eventos musicais.

Arte e natureza: exposição especial começa no Castelo de Homburg!
Com a exposição especial “NEW Access” no Castelo de Homburg, a Coleção de Arte Oberberg apresenta as aquisições atuais e, assim, fornece uma visão sobre o desenvolvimento diversificado da coleção. O anúncio foi hoje, 5 de junho de 2025. A exposição é dedicada às últimas novidades do acervo, que datam de 2006 a 2013 e não estavam anteriormente acessíveis ao público. As obras dialogam emocionantemente com as esculturas existentes no acervo de arte.
O diretor distrital e chefe do departamento cultural, Klaus Grootens, comentou a importância do acervo de arte, que hoje conta com cerca de 200 obras. Esta coleção reflete um amplo espectro, que vai do naturalismo ao expressionismo e à arte digital. Grootens também enfatizou a importância dos artistas no Oberbergischer Kreis e afirmou que, apesar das restrições financeiras, o trabalho cultural na região deveria continuar a ser apoiado.
Programa de acompanhamento e eventos
Um programa diversificado de acompanhamento é oferecido para acompanhar a exposição. O workshop “Madeira Quebrada – colecionar e desenhar com madeira quebrada” acontecerá no dia 15 de junho de 2025 e será orientado por Manuele Klein. Este workshop é dirigido a toda a família e oferece a oportunidade de recolher materiais na natureza em redor do Castelo de Homburg e criar colagens individuais e pequenos objectos. Além disso, são fornecidas informações sobre a obra “NUR N(AT)UR NUR” de Manuele Klein.
O evento musical com Daphna Koll acontecerá no dia 29 de junho de 2025 às 15h. Ela apresenta suas partituras gráficas e aborda a relação entre desenho e música. Um destaque especial será a interpretação das partituras de Martin Schröder com o seu fagote. Mais informações sobre os eventos e ingressos podem ser encontradas em www.schloss-homburg.de.
Discussão e troca
No âmbito da exposição, ocorreu um diálogo entre a curadora Silke Engel e o artista Peter Leidig, que lançou luz sobre o início do grupo de artistas “Pro Solo” em Gummersbach desde 1989. Leidig descreve a coleção de arte como uma reserva de energia que deve ser atualizada regularmente e incluir artistas mais jovens. A discussão sobre compras de arte em tempos de orçamentos apertados também foi muito bem recebida e mostra a energia cultural dinâmica nos estúdios de Oberberg.
A exposição pode ser visitada até 21 de maio de 2023 e também oferece visitas guiadas gratuitas. As visitas guiadas realizam-se nos dias 19 de março, 7 de maio (às 12h) e 21 de maio às 13h. Para informações e inscrições, ligue para 0 2293/91 01 71 e envie um e-mail para muspaed@obk.de.
A apresentação abrangente de novas aquisições e atividades culturais apresenta de forma impressionante a diversidade do panorama artístico da região e promove o diálogo sobre a arte e a sua importância para a sociedade.