Petição contra nova lei de caça: Animais silvestres sob pressão na RLP!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A petição pede o fim da alteração da lei estadual de caça na Renânia-Palatinado. Objetivo: conservação da natureza e colaboração com especialistas.

Petition fordert Stopp der Novelle des Landesjagdgesetzes in Rheinland-Pfalz. Ziel: Naturschutz und Zusammenarbeit mit Experten.
A petição pede o fim da alteração da lei estadual de caça na Renânia-Palatinado. Objetivo: conservação da natureza e colaboração com especialistas.

Petição contra nova lei de caça: Animais silvestres sob pressão na RLP!

Uma petição recentemente lançada apela à suspensão da alteração planeada da lei estadual de caça na Renânia-Palatinado. O iniciador Daniel Bastian, caçador profissional e líder de conservação, dirigiu esta iniciativa ao parlamento estadual da Renânia-Palatinado, ao Ministério do Meio Ambiente e ao público em geral. A petição também se destina aos amantes dos animais e da natureza que estão empenhados em proteger os animais selvagens e os seus habitats. O apelo critica a mudança planeada na lei como “irrealista, hostil à vida selvagem e perigosa” e enfatiza a necessidade de desenvolver uma alternativa prática e amiga da conservação da natureza, que será desenvolvida em colaboração com especialistas da caça, silvicultura, agricultura e biologia da vida selvagem.

Bastian enfatiza que a alteração põe em risco o princípio do tratamento respeitoso da caça, também conhecido como justiça da caça. As mudanças não são apenas uma ameaça para a vida selvagem, mas também levariam a mais stress e danos às florestas e aos campos. Os críticos temem até um aumento da burocracia e uma diminuição da manutenção real. “Exigimos uma lei de caça baseada no conhecimento, na experiência e na cooperação, e não na ideologia”, disse Bastian.

Contexto jurídico da lei da caça

O atual quadro jurídico para a caça na Alemanha baseia-se, entre outras coisas, na Lei Federal de Caça (BJagdG) de 1976, que foi alterada pela última vez em 1998, e na Portaria Federal de Proteção à Vida Selvagem (BWildSchV) de 1985. A Lei Estadual de Caça pode relembrar uma longa história, tendo entrado em vigor em 5 de fevereiro de 1979. Os regulamentos estaduais mais antigos foram substituídos pelos regulamentos estaduais de caça atualizados (LJVO), que foram em vigor em vigor desde 2013.

Na Renânia-Palatinado, os regulamentos e as épocas de caça em vigor estão disponíveis no sítio Web do Ministério do Ambiente, da Agricultura, da Alimentação, da Viticultura e das Florestas. Existe uma estreita cooperação com outros ministérios e com a Chancelaria do Estado para garantir que esta legislação seja disponibilizada na Internet. Os interessados ​​podem conhecer a regulamentação aplicável e consultar os textos legais oficialmente aprovados.

As reações à petição

A petição para impedir a alteração já encontrou muitos apoiantes da comunidade caçadora que estão empenhados na caça sustentável e na protecção da natureza. Cidadãos preocupados e amantes da natureza deixam claro que é urgentemente necessária uma revisão das mudanças planeadas. Bastian e os seus apoiantes esperam que a sua voz seja ouvida e que ocorra uma repensação do cenário político.

O tema da caça é cada vez mais discutido entre o público em geral. No contexto dos desafios ecológicos e da protecção da vida selvagem, a questão é como pode ser criado um equilíbrio entre a população selvagem necessária e os interesses dos agricultores, caçadores e conservacionistas. Permanece a questão de saber se a petição e a pressão associada sobre os políticos resultarão numa versão mais fraca do projecto de lei.

Mais informações sobre a petição podem ser encontradas em openpetition.de, enquanto os aspectos legais da lei de caça são explicados em detalhes em wald.rlp.de.