Enorme Bíblia de 1000 anos: Um tesouro cultural retorna a Echternach!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Luxemburgo adquiriu uma Bíblia gigante do século XI. Digitalização e exposição em Echternach de 6 a 10 de junho de 2025.

Luxemburg hat eine Riesenbibel aus dem 11. Jahrhundert erworben. Digitalisierung und Ausstellung in Echternach vom 6. bis 10. Juni 2025.
Luxemburgo adquiriu uma Bíblia gigante do século XI. Digitalização e exposição em Echternach de 6 a 10 de junho de 2025.

Enorme Bíblia de 1000 anos: Um tesouro cultural retorna a Echternach!

A Biblioteca Científica da Cidade de Trier concluiu a digitalização de uma impressionante Bíblia Maximin Giant. Este manuscrito em pergaminho data do século XI, pesa cerca de 18 quilos e mede 80 cm de largura e 55 cm de altura quando aberto. A monumentalidade desta Bíblia é tão notável que a Biblioteca Nacional do Luxemburgo pediu ajuda por não possuir um scanner adequado para a grande e delicada obra. A digitalização ocorreu em Trier e foi realizada em quatro semanas pela fotógrafa Anja Runkel. De acordo com Volksfreund, esta é a única Bíblia gigante que está atualmente em mãos privadas no exterior e veio de propriedade privada após sua aquisição pela Biblioteca Nacional de Luxemburgo no ano passado.

Ao longo dos seus mais de 1.000 anos de história, a Bíblia gigante teve vários proprietários e, após a dissolução do mosteiro de Echternach durante a Revolução Francesa, acabou em mãos privadas, mais recentemente numa coleção suíça. Claude D. Conter e o Professor Dr. Luc Deitz sublinham o elevado valor cultural e histórico da Bíblia gigante como património comum da grande região. O chefe dos assuntos culturais de Trier, Markus Nöhl, sublinha a importância da cooperação transfronteiriça com o Luxemburgo, o que é particularmente demonstrado aqui.

Um importante patrimônio cultural

A Bíblia gigante, também conhecida como “Bíblia Géante”, é considerada uma obra-prima da gráfica medieval e está em notável estado de conservação. Foram necessárias peles de 230 bezerros para fazer as folhas de pergaminho. As origens da Bíblia remontam ao final do século XI e foi complementada no século XVI na Abadia de São Maximino em Trier. Particularmente dignas de nota são as iniciais vermelhas ornamentadas e duas magníficas páginas do frontispício, que lembram obras-primas como o Codex Aureus do Echternach Scriptorium. A abadia já foi um dos mais importantes centros de escrita e arte da Europa, independente de outros príncipes e sujeita apenas ao imperador.

A Bíblia Gigante Maximina estará em exposição pública na basílica de Echternach por ocasião da procissão saltadora de Echternach, de 6 a 10 de junho de 2025. Este período coincide com as celebrações de Pentecostes, tornando a apresentação um evento especial. A basílica estará aberta diariamente das 8h às 18h, com horário estendido durante as missas.

Património e cultura partilhados

A digitalização da Bíblia gigante faz parte de um objectivo maior de trazer a Bíblia de volta ao Luxemburgo e preservá-la a longo prazo. A versão digital estará futuramente disponível no site da Biblioteca Nacional do Luxemburgo. O município de Echternach gostaria de agradecer à Bibliothèque Nationale de Luxembourg pela colaboração na apresentação do manuscrito. Este momento é considerado histórico para a cidade de Echternach e destaca o importante papel da abadia como centro cultural e espiritual da Europa.