O futuro do Luxemburgo: parceria de IA com a Mistral AI para inovações seguras!
O Luxemburgo coopera com a Mistral AI para a utilização de IA na administração e nas forças armadas para reforçar a soberania dos dados.

O futuro do Luxemburgo: parceria de IA com a Mistral AI para inovações seguras!
O governo luxemburguês celebrou hoje uma parceria estratégica com a start-up francesa de IA Mistral AI. O objetivo desta colaboração é o uso direcionado da inteligência artificial (IA) nas áreas de administração, pesquisa e defesa. Os ministérios da economia, digitalização, defesa e investigação estão diretamente envolvidos neste projeto, que visa integrar ainda mais a IA nos processos governamentais e posicionar o Luxemburgo como um local para uma economia de dados soberana. Além disso, a Mistral AI abrirá um escritório no Luxemburgo.
Ao utilizar a tecnologia da Mistral AI, a estratégia nacional de IA do Luxemburgo será implementada. Estão previstos projetos que possibilitem serviços públicos mais eficientes e maior utilização de dados administrativos. Outro componente importante da colaboração é o desenvolvimento de IA confiável e explicável que atenda aos requisitos legais e seja adequada para uso em áreas sensíveis. Deverá também haver cooperação com instituições públicas de investigação.
Foco na soberania de dados e aplicações militares
Um foco específico está na integração de ferramentas de IA nas tarefas militares do Ministério da Defesa, que também celebrou o seu próprio contrato com a Mistral AI. Todas as soluções de IA desenvolvidas são alojadas e controladas localmente no Luxemburgo, garantindo que os dados sensíveis permanecem sob controlo governamental. O primeiro-ministro Luc Frieden sublinha que esta estratégia visa posicionar o Luxemburgo como um local líder para a utilização europeia de IA com soberania de dados.
Arthur Mensch, diretor-geral da Mistral AI, sublinha que a parceria contribui para “a autonomia estratégica da Europa”. A start-up, fundada em França em 2023, alcançou sucessos significativos no passado, nomeadamente através do desenvolvimento de um serviço em nuvem e da publicação de um modelo de raciocínio inicial.
Além disso, a Mistral AI pretende desenvolver tecnologias personalizadas para o governo luxemburguês, a fim de garantir serviços públicos mais inovadores, eficientes e adaptados. O uso ético e responsável da IA desempenha um papel central nesta colaboração, assim como os esforços da Mistral AI para promover soluções que atendam aos mais altos padrões de conformidade.
A assinatura deste importante acordo não aconteceu por acaso: Luc Frieden já tinha contactado a Mistral AI na Cimeira de IA de Paris, em Fevereiro de 2025, o que resultou agora em ações concretas e numa parceria. Estes passos marcam um avanço significativo para o Luxemburgo no sentido de ser visto como um pioneiro na soberania dos dados e um pioneiro no domínio da inteligência artificial.