Controlos fronteiriços na Renânia-Palatinado: Mais de 4.000 entradas ilegais descobertas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Controlos fronteiriços entre a Alemanha e o Luxemburgo: Cerca de 4.100 entradas ilegais detetadas desde setembro de 2024.

Grenzkontrollen zwischen Deutschland und Luxemburg: Rund 4.100 illegale Einreisen seit September 2024 festgestellt.
Controlos fronteiriços entre a Alemanha e o Luxemburgo: Cerca de 4.100 entradas ilegais detetadas desde setembro de 2024.

Controlos fronteiriços na Renânia-Palatinado: Mais de 4.000 entradas ilegais descobertas!

Foram realizados controlos fronteiriços reforçados nas fronteiras alemãs com o Luxemburgo, a Bélgica e a França durante cerca de onze meses. Até ao final de julho de 2025, foram registadas um total de cerca de 4.100 entradas ilegais na Renânia-Palatinado e no Sarre n-tv relatou. A maioria destas entradas veio de França, embora números significativos também tenham sido registados no Luxemburgo e na Bélgica.

Os dados mostram que 2.573 pessoas de França, 1.304 do Luxemburgo e 219 da Bélgica entraram ilegalmente na Alemanha. Destes, um total de 2.365 pessoas foram devolvidas: 1.364 para França, 869 para o Luxemburgo e 132 para a Bélgica. Contudo, os números relevantes para Julho são preliminares e ainda podem sofrer alterações. Além disso, 144 contrabandistas foram presos provisoriamente, enquanto 480 pessoas tinham mandados de prisão pendentes.

Extensão de controles

Os controlos fronteiriços foram ordenados em 16 de setembro de 2024 por um período inicial de seis meses e foram prorrogados em fevereiro de 2025 por mais seis meses até 15 de setembro de 2025. O Ministro Federal do Interior, Alexander Dobrindt (CSU), planeia continuar estes controlos para além de setembro, o que é recebido com críticas do público em geral. Os controlos estacionários na autoestrada A64 em direção ao Luxemburgo, que afetam numerosos passageiros, são particularmente controversos, uma vez que mais de 50.000 passageiros transfronteiriços alemães trabalham no Luxemburgo.

A Polícia Federal montou dois postos de controle fixos: um na A64 e outro na fronteira com a Bélgica. Além disso, são realizados controlos regulares numa área de 30 quilómetros ao longo das fronteiras. Na Renânia-Palatinado há um total de 36 passagens de fronteira para o Luxemburgo e a Bélgica.

Perigos da entrada ilegal

No espaço Schengen, onde as fronteiras são geralmente livres de controlo, os viajantes ainda devem portar documentos obrigatórios, como bilhetes de identidade ou passaportes. Como a polícia federal informou, há sempre casos de entrada ilegal através de vários meios de transporte, com o foco no combate aos contrabandistas e às suas organizações.

Os contrabandistas colocam muitas vezes as pessoas em grande risco de vida e integridade física, por exemplo, transportando-as na traseira de camiões ou na bagageira de automóveis. São pagos montantes elevados de quatro dígitos em euros por cada contrabando. A Polícia Federal pede que os casos suspeitos de entrada não autorizada ou contrabando sejam denunciados imediatamente, pois as consequências para os contrabandistas podem chegar a multas e prisão.