Namborn luta contra o ruído: Novo plano de ação visa trazer calma!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

St. Wendel adopta um novo plano de acção em matéria de ruído para reduzir a poluição sonora proveniente do tráfego e do comércio. Data: 12 de junho de 2025.

St. Wendel verabschiedet neuen Lärmaktionsplan zur Reduzierung von Lärmbelastungen durch Verkehr und Gewerbe. Datum: 12.06.2025.
St. Wendel adopta um novo plano de acção em matéria de ruído para reduzir a poluição sonora proveniente do tráfego e do comércio. Data: 12 de junho de 2025.

Namborn luta contra o ruído: Novo plano de ação visa trazer calma!

Um novo plano de acção em matéria de ruído foi recentemente adoptado no município de Namborn. O objetivo é tomar medidas eficazes para reduzir a poluição sonora causada por vários fatores. Operações comerciais e industriais, equipamentos de construção, equipamentos de jardinagem, como cortadores de grama e sopradores de folhas, bem como música alta e gritos contribuem significativamente para esse problema. O tráfego rodoviário, ferroviário e aéreo também tem uma influência significativa na poluição sonora na região, como relata o Saarbrücker Zeitung.

As consequências do ruído para a saúde são alarmantes. Especialistas alertam para estresse, distúrbios do sono, aumento da frequência cardíaca, hipertensão e até danos auditivos que podem resultar da exposição contínua ao ruído. Dados estes riscos, a necessidade de reduzir visivelmente o ruído externo é enorme.

Ruído ambiente como um problema ambiental significativo

A Agência Federal do Meio Ambiente descreve o ruído como um problema ambiental significativo que pode afetar significativamente o bem-estar das pessoas. Além disso, a instituição vê a necessidade de determinar com precisão a poluição sonora ambiental e desenvolveu mapas de ruído para esse fim. Estes mapas servem para informar a população e criar planos de ação de proteção contra o ruído. A Diretiva Ruído Ambiental na UE estabelece prazos específicos para isso: os mapas de ruído devem ser concluídos até 30 de junho de 2022, enquanto os planos de ação sobre ruído devem estar disponíveis até 18 de julho de 2024.

As áreas particularmente afetadas são as áreas metropolitanas com mais de 100.000 habitantes e as estradas principais que movimentam mais de 3 milhões de veículos motorizados por ano. As principais rotas ferroviárias e os principais aeroportos que têm um elevado número de comboios ou movimentos por ano também se enquadram no âmbito destes regulamentos. Na Alemanha, um total de 72 áreas metropolitanas com cerca de 25,5 milhões de pessoas são afetadas por estes requisitos.

Procedimentos de investigação e seus efeitos

A poluição sonora é registrada ao longo do dia e separadamente à noite. Parâmetros uniformes a nível da UE, como o índice de ruído diurno-noite-noite (L DEN) e o índice de ruído noturno (L Night), são utilizados para comparar os dados. Atualmente, cerca de 17,3 milhões de pessoas nas estradas em questão são afetadas por níveis de L DEN acima de 55 decibéis, o que leva a um incômodo significativo e à interrupção da comunicação.

Os cidadãos de Namborn e das comunidades vizinhas podem agora esperar uma redução específica das fontes de ruído, a fim de melhorar a sua qualidade de vida. A criação de um plano de ação eficaz contra o ruído é um passo importante para um ambiente mais saudável e silencioso.