Revolução na reciclagem: 29,4 milhões de euros para a maior fábrica de pirólise da Europa!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Dillingen/Saar: A Pyrum Innovations AG recebe 29,4 milhões de euros em financiamento da UE para um projeto de reciclagem na Grécia, futuras inovações na economia circular.

Dillingen/Saar: Pyrum Innovations AG erhält 29,4 Mio. € EU-Förderung für Recyclingprojekt in Griechenland, anstehende Innovationen in der Kreislaufwirtschaft.
Dillingen/Saar: A Pyrum Innovations AG recebe 29,4 milhões de euros em financiamento da UE para um projeto de reciclagem na Grécia, futuras inovações na economia circular.

Revolução na reciclagem: 29,4 milhões de euros para a maior fábrica de pirólise da Europa!

Um desenvolvimento significativo para a economia circular europeia foi anunciado hoje: a Pyrum Innovations AG receberá financiamento de 29,4 milhões de euros do Fundo Europeu de Inovação (EIF) para um extenso projeto de reciclagem na Grécia. Este investimento destina-se a criar uma das maiores fábricas de pirólise da Europa, que possa reciclar pneus usados ​​de uma forma amiga do ambiente. A parceira do projeto, Thermo Lysi SA, trabalhará em conjunto com a Pyrum na implantação da planta, que deverá ter capacidade de reciclagem de 45 mil toneladas de pneus usados ​​por ano. O investimento total deste projeto ronda os 100 milhões de euros.

A localização da instalação planeada fica a aproximadamente 140 quilómetros a norte de Atenas, na região de Livanates. Todas as licenças necessárias para a construção e operação da instalação já foram obtidas e foi assinado um contrato de engenharia no valor de 2,2 milhões de euros. Espera-se que a engenharia detalhada seja concluída até o final do primeiro trimestre de 2026. A Pyrum planeja investir pelo menos 10% no patrimônio da empresa do projeto. Isto marca mais um passo no desenvolvimento da tecnologia de termólise, que a empresa tem vindo a desenvolver desde 2008 para uma reciclagem quase isenta de emissões de pneus e plásticos usados.

Progresso no setor de reciclagem

A nova instalação não só expandirá as capacidades de reciclagem na Europa, mas também recuperará produtos como o óleo de termólise e o negro de fumo recuperado (rCB). Esses produtos encontram aplicações em grandes empresas como BASF e Continental. A primeira planta de reciclagem da Pyrum em Dillingen/Saar está em operação contínua desde 2020.

Os mais recentes desenvolvimentos na reciclagem fazem parte de uma tendência mais ampla na Europa, onde estão atualmente ativos 65 projetos de reciclagem química, como mostra um mapa interativo do Instituto Fraunhofer de Tecnologia Ambiental, de Segurança e Energia UMSICHT. Este mapa fornece informações abrangentes sobre os sistemas instalados, tecnologias e suas capacidades. Existem atualmente 18 fábricas em operação na Europa, com uma capacidade total de processamento de 289 kt/ano, sendo a pirólise a tecnologia dominante.

Desafios da reciclagem europeia

Apesar destes avanços, a indústria europeia de reciclagem enfrenta desafios. Os preços mais baixos das matérias-primas fósseis, os elevados custos da energia e o aumento das importações de materiais reciclados provenientes da Ásia estão a exercer uma pressão considerável sobre a competitividade. Além disso, existem incertezas nos regulamentos da UE para a reciclagem de produtos químicos, o que poderia dissuadir potenciais investidores.

No entanto, apesar da concorrência de países como a China, a Coreia do Sul e o Japão, a Europa continua a ser um líder inovador na gestão de resíduos plásticos. Embora as tecnologias de reciclagem mais avançadas ainda enfrentem problemas em termos de estabilidade operacional e qualidade do produto, a investigação e o desenvolvimento nesta área progridem continuamente. O conjunto de dados atual do Fraunhofer UMSICHT é atualizado regularmente para manter transparente o progresso na reciclagem de produtos químicos.