Renânia-Palatinado promove Sinti e Roma: Contrato histórico assinado!
A Renânia-Palatinado assina um contrato com Sinti e Roma para promover a sua cultura e história. O primeiro-ministro Schweitzer anuncia detalhes.

Renânia-Palatinado promove Sinti e Roma: Contrato histórico assinado!
Na Renânia-Palatinado, foi assinado um importante contrato entre o Estado e a Associação de Sinti e Roma, que visa garantir a promoção e proteção da cultura e da história desta minoria nacional. O contrato foi assinado às 15h30 desta quarta-feira. pelo primeiro-ministro Alexander Schweitzer (SPD) e Christian Kling, presidente da associação regional de Sinti e Roma Alemães, na Chancelaria do Estado de Mainz. O objetivo é preservar a cultura e a língua dos Sinti e dos Roma e apoiar o processamento da sua história, como relata n-tv.de.
Este contrato é uma continuação de um acordo-quadro de 2005 e foi recentemente aprovado pelo gabinete. A Associação Regional de Sinti e Roma da Renânia-Palatinado, com sede em Landau e com 8.000 a 10.000 membros, está empenhada nos interesses da sua comunidade e na luta contra a discriminação prevalecente. Sinti e Roma são considerados uma minoria reconhecida na Alemanha, mas sofreram expulsão e discriminação durante séculos.
Significado cultural e desafios
Sinti e Roma não só trazem consigo uma rica tradição cultural, mas também contribuem significativamente para a vida social na Renânia-Palatinado. No entanto, o preconceito e a discriminação contra eles ainda existem. A história dos Sinti e dos Roma é marcada pela exclusão e perseguição, que culminou no genocídio durante o Nacional-Socialismo. Este passado sombrio só está a ser tratado de forma inadequada, como destaca zdf.de.
A estigmatização como “povo viajante” e a conotação negativa do termo “cigano” têm contribuído para uma imagem persistente na sociedade. Isto pode ser visto, entre outras coisas, nos preconceitos de hoje e no anticiganismo contínuo que influencia a vida quotidiana de muitos Sinti e Roma.
Progresso e acordos
O novo contrato faz parte de uma série de acordos entre o estado da Renânia-Palatinado e vários grupos sociais. Em Dezembro de 2024, por exemplo, foi assinado um acordo com quatro comunidades religiosas islâmicas que, entre outras coisas, regulamenta a educação religiosa islâmica. Além disso, outras comunidades religiosas, como a comunidade Alevi, a comunidade judaica e as igrejas evangélicas regionais, são apoiadas através de acordos individuais. Estas regulamentações, oferecidas juntamente com o novo contrato, visam promover a integração social e honrar diferentes identidades culturais.
A iniciativa de trabalhar com Sinti e Roma é, portanto, um passo na direcção certa para aumentar a sensibilização e o apreço pela sua cultura, ao mesmo tempo que abordam os desafios que enfrentam. Uma compreensão mais profunda da sua história e da discriminação contínua poderia ajudar a reduzir os preconceitos existentes e ancorar melhor os Sinti e os Roma como uma minoria enriquecedora no discurso social.