Museus Renânia-Palatinado: Na trilha de propriedades saqueadas pelos nazistas – primeiros resultados!
A Renânia-Palatinado examina bens saqueados pelos nazistas em quatro museus. Os resultados do projeto piloto serão apresentados no dia 5 de junho de 2025 no Museu Erkenbert.

Museus Renânia-Palatinado: Na trilha de propriedades saqueadas pelos nazistas – primeiros resultados!
Na Renânia-Palatinado, o foco está na pesquisa de proveniência, especialmente no que diz respeito a objetos da era nacional-socialista. No dia 5 de junho de 2025, será realizada uma conferência de imprensa no Museu Erkenbert em Frankenthal que apresentará os resultados de um projeto abrangente. Este projeto piloto de dois anos é financiado pela Associação de Museus da Renânia-Palatinado e pelo Ministério da Cultura para identificar propriedades saqueadas pelos nazistas em museus de pequeno e médio porte no estado. A “Verificação inicial da propriedade saqueada pelos nazistas” já foi concluída com sucesso em quatro museus, incluindo o Museu Roentgen Neuwied, o Museu Municipal de Bad Dürkheim, o Museu Eifel Mayen e o Museu Erkenbert Frankenthal.
Os museus participantes procuram agora objetos que possam ter sido confiscados devido à perseguição nazista. O inventário abrangente também inclui objetos da era nacional-socialista. O valor do financiamento do projecto ascendeu a 40.000 euros, que foi integralmente assegurado pela Centro Alemão para Perdas de Bens Culturais foram financiados. A pesquisadora de proveniência Katja Terlau, de Colônia, que liderou as verificações iniciais, recebeu atenção especial.
Visão geral dos museus
- Roentgen-Museum Neuwied: Gegründet 1928, beherbergt es rund 5.000 Objekte, darunter über 700 Stücke aus der NS-Zeit. Besondere Verdachtsmomente betreffen Möbel und Objekte mit möglichen Bezügen zur jüdischen Gemeinde.
- Stadtmuseum Bad Dürkheim: Als ältestes der vier Museen (gegründet 1872) verfügt es über eine Sammlung von ca. 40.000 Objekten. Verdachtsmomente liegen bei Objekten, die jüdischen Mitbürgern zugeordnet werden können, inklusive Kleidungsstücken und Fotografien.
- Eifelmuseum Mayen: Gegründet 1904, bewahrt etwa 20.000 Objekte, darunter eine Judaica-Sammlung mit 6 Objekten, die mögliche Verbindungen zur jüdischen Gemeinde in Mayen aufweisen.
- Erkenbert-Museum Frankenthal: Gegründet 1968, weist die Sammlung ca. 10.000 bis 15.000 Objekte auf, mit ungeklärter Herkunft von Gemälden, Grafiken und Porzellanen, die möglicherweise zwischen 1933 und 1945 erworben wurden.
Todos os quatro museus esforçam-se por esclarecer a proveniência dos seus objetos de coleção e pela transparência nos seus resultados. Os resultados da verificação inicial também deverão ajudar a esclarecer a propriedade legal ou a devolução de obras de arte possivelmente roubadas.
A data de 5 de junho de 2025 não será apenas uma oportunidade importante para celebrar o progresso na investigação da proveniência, mas também fornecerá uma plataforma para discutir os desafios associados à identificação de bens saqueados pelos nazis. Espera-se que a Ministra da Cultura, Katharina Binz (Verdes), aprecie a investigação e a sua importância para a paisagem cultural. Este projeto é mais um passo em direção a uma abordagem responsável e transparente à história.
Em resumo, pode-se dizer que os museus da Renânia-Palatinado dão um contributo importante com o seu compromisso com a investigação da proveniência e querem ajudar a encontrar um esclarecimento justo sobre os objectos e a sua origem. n-tv relatórios sobre a evolução atual e as perspectivas decorrentes dos próximos exames.