Alterações climáticas: Renânia-Palatinado regista perdas de milhares de milhões devido a inundações!
A Renânia-Palatinado registará danos causados por riscos naturais no valor de 166 milhões de euros em 2024. As alterações climáticas exigem medidas de adaptação.

Alterações climáticas: Renânia-Palatinado regista perdas de milhares de milhões devido a inundações!
Em 2024, desastres naturais como tempestades e inundações causaram danos no valor de 166 milhões de euros na Renânia-Palatinado. Segundo a Associação Geral da Indústria Seguradora Alemã (GDV), trata-se de uma diminuição significativa face a 2023, quando os danos ascenderam a 325 milhões de euros. Esta evolução mostra que o peso financeiro dos fenómenos meteorológicos extremos pode variar, embora as perdas reais na região sejam provavelmente ainda maiores, uma vez que nem todas as perdas estão seguradas. Em toda a Alemanha, os danos causados por riscos naturais totalizaram 5,7 mil milhões de euros em 2024.
A Baviera e Baden-Württemberg foram particularmente afectadas, onde ocorreram mais de metade dos danos totais. Aí, graves inundações e fortes chuvas causaram danos no valor de 2,6 mil milhões de euros, o que é cerca de mil milhões de euros acima da média de longo prazo.
Consequências das mudanças climáticas
Jörg Asmussen, gerente geral do GDV, alerta que as consequências das alterações climáticas estão a tornar-se cada vez mais perceptíveis e apela ao novo governo federal para que faça da adaptação a estas consequências climáticas uma prioridade. Sublinha a necessidade de desenvolver um conceito abrangente para lidar com os perigos naturais, que inclua também medidas preventivas. A frequência das cheias, que é vista como uma consequência directa das alterações climáticas, representa um sério desafio para o qual a sociedade ainda não está preparada de forma adequada.
Neste contexto, o Relatório sobre Riscos Naturais de 2023 destacou a sensibilidade hídrica das infraestruturas, dos edifícios e das cidades. O aumento dos desastres naturais causados pelas alterações climáticas é um fenómeno global que não exclui a Alemanha. As previsões indicam que os danos causados pelos efeitos das alterações climáticas poderão pelo menos duplicar até 2050.
Medidas de política climática necessárias
Tendo em conta os danos crescentes causados por fenómenos meteorológicos extremos, como chuvas fortes, inundações, tempestades, granizo e incêndios, a necessidade de combater as alterações climáticas e de se adaptar às suas consequências torna-se cada vez mais urgente. A GDV incentiva a Alemanha a intensificar os esforços para alcançar os objetivos climáticos de Paris. Além disso, os dados do relatório de perigos naturais são uma ferramenta valiosa para os investigadores compreenderem e avaliarem melhor as tendências e riscos e estão disponíveis no site do GDV para os interessados.