Alterações climáticas: Renânia-Palatinado regista perdas de milhares de milhões devido a inundações!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Renânia-Palatinado registará danos causados ​​por riscos naturais no valor de 166 milhões de euros em 2024. As alterações climáticas exigem medidas de adaptação.

Rheinland-Pfalz verzeichnet 2024 Schäden durch Naturgefahren in Höhe von 166 Millionen Euro. Klimawandel fordert Anpassungsmaßnahmen.
A Renânia-Palatinado registará danos causados ​​por riscos naturais no valor de 166 milhões de euros em 2024. As alterações climáticas exigem medidas de adaptação.

Alterações climáticas: Renânia-Palatinado regista perdas de milhares de milhões devido a inundações!

Em 2024, desastres naturais como tempestades e inundações causaram danos no valor de 166 milhões de euros na Renânia-Palatinado. Segundo a Associação Geral da Indústria Seguradora Alemã (GDV), trata-se de uma diminuição significativa face a 2023, quando os danos ascenderam a 325 milhões de euros. Esta evolução mostra que o peso financeiro dos fenómenos meteorológicos extremos pode variar, embora as perdas reais na região sejam provavelmente ainda maiores, uma vez que nem todas as perdas estão seguradas. Em toda a Alemanha, os danos causados ​​por riscos naturais totalizaram 5,7 mil milhões de euros em 2024.

A Baviera e Baden-Württemberg foram particularmente afectadas, onde ocorreram mais de metade dos danos totais. Aí, graves inundações e fortes chuvas causaram danos no valor de 2,6 mil milhões de euros, o que é cerca de mil milhões de euros acima da média de longo prazo.

Consequências das mudanças climáticas

Jörg Asmussen, gerente geral do GDV, alerta que as consequências das alterações climáticas estão a tornar-se cada vez mais perceptíveis e apela ao novo governo federal para que faça da adaptação a estas consequências climáticas uma prioridade. Sublinha a necessidade de desenvolver um conceito abrangente para lidar com os perigos naturais, que inclua também medidas preventivas. A frequência das cheias, que é vista como uma consequência directa das alterações climáticas, representa um sério desafio para o qual a sociedade ainda não está preparada de forma adequada.

Neste contexto, o Relatório sobre Riscos Naturais de 2023 destacou a sensibilidade hídrica das infraestruturas, dos edifícios e das cidades. O aumento dos desastres naturais causados ​​pelas alterações climáticas é um fenómeno global que não exclui a Alemanha. As previsões indicam que os danos causados ​​pelos efeitos das alterações climáticas poderão pelo menos duplicar até 2050.

Medidas de política climática necessárias

Tendo em conta os danos crescentes causados ​​por fenómenos meteorológicos extremos, como chuvas fortes, inundações, tempestades, granizo e incêndios, a necessidade de combater as alterações climáticas e de se adaptar às suas consequências torna-se cada vez mais urgente. A GDV incentiva a Alemanha a intensificar os esforços para alcançar os objetivos climáticos de Paris. Além disso, os dados do relatório de perigos naturais são uma ferramenta valiosa para os investigadores compreenderem e avaliarem melhor as tendências e riscos e estão disponíveis no site do GDV para os interessados.