UE altera regra de compensação: passageiros esperam mais tempo por dinheiro!
No Luxemburgo, os ministros dos transportes da UE decidiram conceder compensação apenas por atrasos de 4 horas ou mais.

UE altera regra de compensação: passageiros esperam mais tempo por dinheiro!
Está a chegar uma grande mudança na área dos direitos dos passageiros aéreos: a UE planeia reformar as orientações para a compensação por atrasos de voos. No futuro, os passageiros só poderão reclamar uma indemnização se o atraso for de quatro horas ou mais. Anteriormente, os passageiros podiam esperar pagamentos de compensação por apenas três horas. Esta decisão foi apoiada pela maioria dos ministros dos transportes da UE numa reunião no Luxemburgo, tal como nau.ch relatado.
As novas regras destinam-se principalmente a distâncias de voo mais curtas, de até 3.500 quilômetros. Se o atraso for superior a quatro horas, os passageiros deverão receber uma indemnização de 280 francos. Para voos superiores a 3.500 quilómetros é estabelecido um limite de tempo de seis horas, com eventual indemnização de 470 francos.
Regulamentos de compensação atuais
As companhias aéreas também levantaram a voz e pedem prazos mais longos como parte das discussões: cinco horas para voos de curta distância e nove horas para voos de longa distância. Estas mudanças têm uma longa história, uma vez que a revisão das diretrizes está em andamento desde 2013, até que os estados da UE finalmente chegaram a um acordo após 12 anos.
Direitos dos passageiros e seu impacto
Os direitos dos passageiros são regulados pelo Regulamento (CE) n.º 261/2004, que afeta todos os voos provenientes dos aeroportos da UE, independentemente do local onde a companhia aérea esteja sediada. Para voos de países terceiros para aeroportos da UE, os direitos só se aplicam se forem companhias aéreas da UE. Passageiros têm direito a indemnização por atrasos de pelo menos três horas consumidorzentrale.de são escalonados da seguinte forma:
- 1.500 km oder weniger: 250 Euro
- Mehr als 1.500 km innerhalb der EU oder 1.500 bis 3.500 km: 400 Euro
- Mehr als 3.500 km: 600 Euro
Além disso, para atrasos de partida superiores a cinco horas, os passageiros têm direito a reembolso total ou assistência com estadias mais longas no aeroporto.
Na Suíça não existe atualmente nenhuma regulamentação legal específica relativa à compensação por atrasos de voos. Em vez disso, tais decisões são frequentemente tomadas por juízes civis. No entanto, isto pode mudar, uma vez que as novas directrizes da UE também podem ter um impacto sobre os passageiros suíços que seguem os regulamentos da UE.
Se os novos regulamentos de compensação serão finalmente adoptados agora depende da aprovação do Parlamento Europeu, que deverá querer manter o requisito existente de três horas.