Andorra: Um luxemburguês fala da sua vida num paraíso fiscal!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra porque Alex Kirsch emigrou para Andorra e que qualidade de vida o país entre Espanha e França oferece.

Erfahren Sie, warum Alex Kirsch nach Andorra auswanderte und welche Lebensqualität das Land zwischen Spanien und Frankreich bietet.
Descubra porque Alex Kirsch emigrou para Andorra e que qualidade de vida o país entre Espanha e França oferece.

Andorra: Um luxemburguês fala da sua vida num paraíso fiscal!

A mudança para Andorra ocorreu há quatro anos, quando Alex Kirsch tomou uma decisão fundamental sobre a sua vida no estrangeiro. Esta decisão veio após o nascimento do filho e a morte do pai, o que lhe abriu novas perspectivas. Andorra parecia um destino ideal devido à sua elevada segurança, baixa criminalidade e excelentes condições de treino nas montanhas.

“Aqui todos se conhecem – ainda mais do que no Luxemburgo”, diz Kirsch, descrevendo a atmosfera em Andorra. Apesar da certa notoriedade que ganhou como piloto do Lidl Trek, ele se sente menos sob os holofotes em Andorra do que no seu país natal, Luxemburgo. Contudo, adaptar-se à vida num ambiente menos familiar também traz vantagens.

A vida em Andorra

Andorra, que fica entre a Espanha e a França nos Pirenéus, não é um país da UE, mas utiliza o euro como moeda. A pequena nação é um local de férias popular e um paraíso fiscal, particularmente conhecido por comprar produtos de luxo. Com uma elevada qualidade de vida, baixos impostos e um excelente sistema de saúde e educação, Andorra atrai muitas pessoas. No entanto, existem desafios, como o facto de a língua oficial ser o catalão e o facto de muitas vezes haver pouca informação disponível em inglês.

Kirsch e a sua família têm de se adaptar à diversidade linguística de Andorra, já que o catalão é a língua oficial. Embora o próprio Kirsch não fale catalão, sua esposa fala a língua perfeitamente. O seu filho aprende catalão na escola e fala luxemburguês em casa. Com uma grande comunidade portuguesa e muitos emigrantes de França e Inglaterra, a população de Andorra é diversificada e amigável.

Impressões positivas e diferenças culturais

Andorra não só oferece segurança e um modo de vida agradável, mas também um calor interpessoal positivo. Kirsch destaca a diferença cultural entre o norte e o sul da Europa e observa que a percepção andorrana do Luxemburgo é muitas vezes moldada pela impressão de que todos ali são ricos.

As condições naturais da região, como as montanhas e a proximidade de zonas de férias atrativas, fazem de Andorra um paraíso para os praticantes de desportos de inverno e caminhantes. A Costa Brava pode ser alcançada em apenas 2 a 2,5 horas, o que torna a localização do país ainda mais atractiva.

Residência e condições de residência

Existem várias opções de autorização de residência para quem pretende viver em Andorra: Em primeiro lugar, a autorização de trabalho activa e de residência para trabalhadores independentes e qualificados, que exige um depósito de 15.000 euros junto da autoridade fiscal de Andorra. Por outro lado, existe a residência passiva, que envolve um investimento de 350.000€ e uma caução de 50.000€.

No geral, Kirsch fala da sua experiência positiva no pequeno principado, mesmo que existam requisitos mais formais para as condições de residência. Para pessoas interessadas numa vida tranquila num ambiente amigável, Andorra pode ser a escolha ideal. Resta saber como será a vida das famílias no futuro.