40 anos de Schengen: Neuwied celebra a liberdade e alerta contra os controlos nas fronteiras!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 14 de junho de 2025, os europeus em Schengen celebraram 40 anos do Acordo de Schengen e enfatizaram a importância da coesão e das fronteiras abertas.

Am 14. Juni 2025 feierten Europäer in Schengen 40 Jahre Schengen-Abkommen und betonten die Bedeutung von Zusammenhalt und offenen Grenzen.
Em 14 de junho de 2025, os europeus em Schengen celebraram 40 anos do Acordo de Schengen e enfatizaram a importância da coesão e das fronteiras abertas.

40 anos de Schengen: Neuwied celebra a liberdade e alerta contra os controlos nas fronteiras!

No dia 14 de junho de 2025, o 40º aniversário do Acordo de Schengen foi celebrado com uma grande celebração em Schengen, Luxemburgo. Milhares de europeus reuniram-se para celebrar este importante marco na história europeia. O evento foi organizado pelo grupo Pulso da Europa de Neuwied, que está empenhada na coesão europeia.

O Acordo de Schengen, assinado em 1985 pela Bélgica, França, Países Baixos, Alemanha e Luxemburgo, é uma das principais conquistas da integração europeia. Permitiu a abolição gradual das fronteiras, promovendo a liberdade de viajar e a livre circulação de mercadorias na Europa. Atualmente, 29 Estados-membros estão integrados no espaço Schengen, o que aumenta significativamente os benefícios para viajantes e empresas, segundo o Governo Federal.

Preocupação com o futuro

Durante as celebrações, os oradores expressaram preocupação com as ameaças potenciais representadas pelo regresso aos controlos fronteiriços, especialmente na Alemanha. Anke Rehlinger, Primeira-Ministra do Sarre, sublinhou a necessidade de uma protecção eficaz das fronteiras externas da UE. Esta preocupação não é infundada, uma vez que a Alemanha introduziu controlos fronteiriços aleatórios em Setembro de 2024 para fazer face aos elevados níveis de migração irregular.

Nos tempos de hoje, quando os municípios e os sistemas de asilo estão sobrecarregados, os Estados-Membros estão sob pressão. De acordo com o Código das Fronteiras Schengen, os controlos podem ser reintroduzidos em casos excepcionais, mas estão sujeitos a critérios rigorosos. Eles só são permitidos em circunstâncias excepcionais e por tempo limitado.

Celebração conjunta e compromisso europeu

O evento em Schengen reuniu não só membros de Neuwied, mas também numerosos grupos do Luxemburgo, Estugarda, Aachen e Colónia. Estas iniciativas sublinham o valor da coesão europeia em tempos de mudança. Um elemento particularmente impressionante da celebração foi o “pano de balanço europeu”, que foi trazido de Neuwied e atraiu muitos visitantes. O ex-presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, ficou impressionado com o empenho dos participantes.

As comemorações também aconteceram em ZDF “Jornal de Hoje” relatado em detalhes, o que trouxe ainda mais a importância deste acordo histórico aos olhos do público.