O novo abade Wendelinus Naumann lidera a abadia mais antiga da Alemanha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 25 de agosto de 2025, Wendelinus Naumann foi eleito o novo abade da Abadia Beneditina de Tholey, após a morte do Abade Mauritius Choriol.

Am 25. August 2025 wurde Wendelinus Naumann zum neuen Abt der Benediktinerabtei Tholey gewählt, nach dem Tod von Abt Mauritius Choriol.
Em 25 de agosto de 2025, Wendelinus Naumann foi eleito o novo abade da Abadia Beneditina de Tholey, após a morte do Abade Mauritius Choriol.

O novo abade Wendelinus Naumann lidera a abadia mais antiga da Alemanha!

A Abadia Beneditina de Tholey tem um novo abade. Padre Wendelinus Naumann, anteriormente prior do mosteiro, foi eleito em 25 de agosto de 2025. A eleição ocorreu sob a presidência do Abade Presidente Franziskus Berzdorf e exigiu uma maioria de dois terços dos monges elegíveis para votar. Esta mudança tornou-se necessária depois que o Abade Mauritius Choriol morreu inesperadamente há seis semanas. Como Igreja e vida relatou, Naumann aceitou o cargo após sua eleição e fez a profissão de fé.

Wendelinus Naumann, cujo nome verdadeiro é Johannes Naumann, tem uma carreira acadêmica impressionante: após terminar o ensino médio, dedicou-se à pesquisa histórica e à numismática. Na década de 1990 já mantinha contactos estreitos com Tholey Abbey. Entrou no mosteiro em 2015 e fez a profissão perpétua em 2019. Durante seu tempo na abadia, estudou teologia e filosofia na casa de estudos St. Lambert em Lantershofen e acabou sendo ordenado diácono e sacerdote.

O novo abade e suas responsabilidades

Em sua nova função como abade, Wendelinus Naumann assumiu extensas responsabilidades. Ele recebeu as chaves da abadia e o selo da abadia, bem como o peitoral, uma cruz peitoral. O ato solene de instalação foi concluído na igreja da abadia com o canto do Te Deum e diversas intercessões. O Abade Wendelinus pretende continuar as decisões do seu antecessor e, em particular, promover a estrutura interna do convento e o recrutamento de novos monges tholey.de relatado.

A Abadia de Tholey é o mosteiro mais antigo da Alemanha e foi mencionado pela primeira vez em documentos em 634. Atualmente, a idade média dos monges é inferior a 50 anos. O monge mais velho tem 79 anos, enquanto o mais novo tem 29 anos. Naumann atribui grande importância ao louvor ao Senhor na oração coral e na celebração dos sacramentos.

Visões futuras e cooperação com a comunidade

Outro ponto importante nos planos futuros do Abade Wendelinus é o desenvolvimento do turismo suave em estreita cooperação com a comunidade de Tholey. O prefeito Andreas Maldener desejou ao novo abade as bênçãos de Deus e o sucesso em seu novo cargo. A bênção solene do abade ainda está pendente e a data ainda não foi marcada.