Conversas à mesa da cozinha: é assim que a vida cotidiana se torna uma experiência artística em Neunkirchen!
Neunkirchen promove conversas à mesa da cozinha: experiências artísticas conectam famílias e estranhos. Descubra oportunidades de intercâmbio cultural e novos insights sobre a comunicação familiar.

Conversas à mesa da cozinha: é assim que a vida cotidiana se torna uma experiência artística em Neunkirchen!
Em Neunkirchen, a tradicional mesa da cozinha está a ser reconstituída como um local central para conversas familiares. O mais novo espaço de arte e diálogo na Stummplatz convida os transeuntes a conversar com estranhos à mesa da cozinha. Nestes encontros o foco está nos problemas do cotidiano, nas experiências e nos sentimentos positivos, que possibilitam compartilhar momentos de alegria. Este conceito visa promover a comunicação na sociedade e quebrar barreiras.
A importância das refeições compartilhadas para a comunicação interpessoal também é destacada por estudo internacional realizado na Alemanha, Japão, Argentina, Brasil e Equador. Cerca de 100 pais com filhos pequenos participaram do estudo, que gravou vídeos de refeições compartilhadas. Uma descoberta importante do estudo é que as conversas normalmente seguem um “padrão centrado na criança”. Isto significa que as mães muitas vezes iniciam a conversa e comunicam especialmente com os filhos, enquanto os pais têm menos probabilidade de se envolver nas conversas. As interações mais comuns ocorrem entre mãe e filho.
Diferentes padrões de comunicação
O estudo também mostrou que existem diferenças significativas nos padrões de conversação entre famílias urbanas e rurais. Enquanto em Buenos Aires, por exemplo, as conversas são muito animadas e frequentes, as crianças das áreas rurais do Brasil e do Equador tendem a fazer pouco para se divertir. As normas e valores sociais que moldam estas refeições interculturais também desempenham um papel importante. Na Argentina e na Alemanha, a comida é frequentemente utilizada como oportunidade de troca, enquanto no Equador as famílias indígenas tendem a comer em silêncio.
Outro resultado do estudo é que mais perguntas dos pais levam a uma maior participação dos filhos na conversa. Os tópicos mais comuns giram em torno da comida em si, com os pais explicando aos filhos informações e convenções culturalmente relevantes. Essas conversas cotidianas são extremamente importantes porque ajudam as crianças a aprender a língua através da comunicação com os cuidadores. Padrões de conversa previsíveis também facilitam esse processo de aprendizagem.
O Espaço de Diálogo de Neunkirchen não só oferece um lugar único para arte e comunicação, mas também reflete a função social mais profunda que a comunidade e a comunicação desempenham nas famílias e fora dela. Fica claro que comer junto e trocar ideias à mesa da cozinha cria experiências de vínculo e fortalece a família.
Para mais informações e insights sobre a importância das questões familiares à mesa da cozinha, os interessados podem ler a reportagem de Jornal Saarbrücken e os resultados do estudo de espectro usar.